Foto aérea tirada em 24 de setembro de 2020 mostra um navio de carga carregado com contêineres no porto de Dalian, na província de Liaoning, nordeste da China. (Xinhua/Yao Jianfeng)
Dalian, 3 mar (Xinhua) — Dalian, no nordeste da China, uma cidade portuária na província de Liaoning, inaugurou serviços marítimos diretos para a Austrália nesta quarta-feira, segundo a empresa operadora do porto.
Dalian é uma importante cidade portuária chinesa dedicada ao comércio exterior. Os navios que percorrem ao longo da nova rota marítima fornecerão serviços diretos para Sydney, Melbourne, Brisbane e outros portos relevantes australianos.
Anteriormente, a viagem de Dalian a Sydney levava de 35 a 45 dias. Com o novo percurso, o tempo de navegação pode ser reduzido para cerca de 20 dias, informa o Liaoning Port Group.
As principais exportações pela nova rota marítima serão de produtos químicos, produtos siderúrgicos, grãos e afins, enquanto as principais importações serão de alimentos, produtos de saúde e outras commodities.
As mercadorias australianas costumavam ser transportadas para Dalian através das baldeações na República da Coreia. Após a abertura da nova rota marítima, as mercadorias importadas, incluindo frutas, podem chegar diretamente ao mercado chinês com custo mais baixo e eficiência mais elevada, de acordo com o Grupo. Fim
Leia também:
Agricultura em Shaanxi conta com a ajuda de tecnologias agrícolas