Cientistas chineses descobrem novo micróbio digestor de petróleo

Cientistas chineses encontraram um novo micróbio que pode digerir diretamente petróleo bruto e produzir metano, abrindo caminho para a exploração de campos de petróleo empobrecidos, informou o China Science Daily.

Foto aérea mostra a vista do pôr do sol do Campo Petrolífero de Daqing, Província de Heilongjiang, nordeste da China, em 24 de maio de 2021. (Xinhua/Wang Jianwei)

Xinhua - Silk Road
Xinhua – Silk Road

Beijing, 24 dez (Xinhua) — Cientistas chineses encontraram um novo micróbio que pode digerir diretamente petróleo bruto e produzir metano, abrindo caminho para a exploração de campos de petróleo empobrecidos, informou o China Science Daily.

A pesquisa, publicada nesta quinta-feira na revista Nature, se concentrou em um novo membro da família de arquebactérias metanogênicas, Ca. Metanooliparum, que pode transformar diretamente alcanos de cadeia longa em petróleo bruto em metano em ambiente livre de oxigênio.

As arquebactérias metanogênicas são um grupo dos primeiros microrganismos da Terra e desempenham um papel fundamental na fermentação de biogás. Estudos anteriores descobriram que a fermentação precisa tanto de bactérias de degradação de hidrocarbonetos quanto de arquebactérias metanogênicas para completar a degradação orgânica e a produção de metano.

A equipe de pesquisa do Instituto de Biogás do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China encontrou Ca. Metanooliparum em um reservatório de petróleo. Pode oxidar diretamente alcanos de cadeia longa e produzir metano sem bactérias de degradação de hidrocarbonetos.

No processo tradicional de recuperação, o petróleo bruto no subsolo profundo é impulsionado pela pressão da água ou de produtos químicos. Mais da metade dos depósitos são difíceis de recuperar e ficam no subsolo.

Com base nesta pesquisa, o petróleo bruto poderia ser degradado em metano antes da recuperação mista de petróleo e gás com maior eficiência de recuperação. O campo de petróleo esgotado também poderia prolongar sua vida de exploração.

O instituto realizou a pesquisa com a Universidade de Shenzhen, o Instituto Max Planck de Microbiologia Marinha da Alemanha e o Laboratório-Chave de Recuperação Petrolífera Aprimorada com Micróbio da Sinopec.

Xinhua Silk Road
Agência de notícias oficial do governo da República Popular da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

China intensifica reforma de classificação de risco no mercado

A China intensificou a reforma no setor de classificação de créditos, à medida que novas regras para melhorar os padrões e regulamentações do setor entraram em vigor em 6 de agosto, em meio ao esforço mais amplo do país para reduzir os riscos financeiros e liberar ainda mais o potencial de seu enorme mercado de títulos.

China aprimora serviços de transporte para atender viagens de verão

A China vem aprimorando os serviços de transporte ferroviário e aéreo na corrida de viagens de verão, a fim de garantir viagens seguras para os passageiros.

Exportações de NEV da China aumentam 37,6% no ano em julho

As exportações de veículos de nova energia (NEV, sigla em inglês) da China registraram um crescimento anual de 37,6%, chegando a 54.000 unidades em julho, segundo os dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM).

Últimas Notícias

Como automatizar os processos e humanizar o atendimento

Por Manoel Valle.

Fiagros têm captação líquida satisfatória até junho

Esses fundos entraram em operação em agosto de 2021

Vendas financiadas de veículos leves e pesados crescem pouco

Em relação a julho de 2021, no entanto, queda é de 18,8%

Índices influenciaram o mercado nesta semana

Ibovespa encerrou nesta sexta-feira com alta de 2,33%

Petrobras informa sobre venda de direitos minerários de potássio

A Petrobras informa que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda de seus direitos minerários para pesquisa e lavra de...