Cientistas chineses descobrem novo micróbio digestor de petróleo

Cientistas chineses encontraram um novo micróbio que pode digerir diretamente petróleo bruto e produzir metano, abrindo caminho para a exploração de campos de petróleo empobrecidos, informou o China Science Daily.

Foto aérea mostra a vista do pôr do sol do Campo Petrolífero de Daqing, Província de Heilongjiang, nordeste da China, em 24 de maio de 2021. (Xinhua/Wang Jianwei)

Xinhua - Silk Road
Xinhua – Silk Road

Beijing, 24 dez (Xinhua) — Cientistas chineses encontraram um novo micróbio que pode digerir diretamente petróleo bruto e produzir metano, abrindo caminho para a exploração de campos de petróleo empobrecidos, informou o China Science Daily.

A pesquisa, publicada nesta quinta-feira na revista Nature, se concentrou em um novo membro da família de arquebactérias metanogênicas, Ca. Metanooliparum, que pode transformar diretamente alcanos de cadeia longa em petróleo bruto em metano em ambiente livre de oxigênio.

As arquebactérias metanogênicas são um grupo dos primeiros microrganismos da Terra e desempenham um papel fundamental na fermentação de biogás. Estudos anteriores descobriram que a fermentação precisa tanto de bactérias de degradação de hidrocarbonetos quanto de arquebactérias metanogênicas para completar a degradação orgânica e a produção de metano.

A equipe de pesquisa do Instituto de Biogás do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China encontrou Ca. Metanooliparum em um reservatório de petróleo. Pode oxidar diretamente alcanos de cadeia longa e produzir metano sem bactérias de degradação de hidrocarbonetos.

No processo tradicional de recuperação, o petróleo bruto no subsolo profundo é impulsionado pela pressão da água ou de produtos químicos. Mais da metade dos depósitos são difíceis de recuperar e ficam no subsolo.

Com base nesta pesquisa, o petróleo bruto poderia ser degradado em metano antes da recuperação mista de petróleo e gás com maior eficiência de recuperação. O campo de petróleo esgotado também poderia prolongar sua vida de exploração.

O instituto realizou a pesquisa com a Universidade de Shenzhen, o Instituto Max Planck de Microbiologia Marinha da Alemanha e o Laboratório-Chave de Recuperação Petrolífera Aprimorada com Micróbio da Sinopec.

Xinhua Silk Road
Agência de notícias oficial do governo da República Popular da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

China implementará tarifas da RCEP para mercadorias da Coréia

A partir de 1 de fevereiro, a China adotará a taxa tarifária prometida sob o acordo da Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP), nas importações selecionadas da República da Coréia, conforme um comunicado divulgado pela Comissão de Tarifas Alfandegárias do Conselho de Estado, nesta quinta-feira.

Produto estrela da BGI Genomics é exibido na Pavilhão da China

Os modelos do Huo-Yan Air Laboratory da BGI Genomics, produto estrela de laboratório móvel de teste nucléico da gigante chinesa, foram exibidos na Pavilhão da China da Expo 2020 de Dubai durante 11 a 13 de janeiro.

China continua sendo destino favorito de investimento, informa WSJ

A China continua sendo um grande destino de investimento, pois suas startups de tecnologia atraíram uma quantidade recorde de financiamento de risco no ano passado, informou o Wall Street Journal nesta quinta-feira.

Últimas Notícias

Empresa brasileira de produtos médico-hospitalares cresce 20% em 2021

Faturamento foi de R$ 28 milhões.

Brasileiro buscou mais crédito para compra de veículo

Veículos pesados e motos se destacam

Varejo, petrolíferas e bancos puxam Ibovespa

Siderúrgicas e Vale ficam na contramão do mercado

Uso de cheque cai ladeira abaixo

Avanço tecnológico mudou hábito arraigado da clientela

Covid-19 fecha 478 agências bancárias em SP

500 bancários foram confirmados com covid-19.