Cientistas chineses desenvolvem madeira flexível, resistente ao fogo

Cientistas chineses desenvolveram compostos de madeira ultraflexíveis que são resistentes ao fogo, à prova de mofo e podem aguentar milhares de dobras.

Cientistas mostram compostos de madeira ultraflexíveis após serem colocados sob temperatura ambiente por duas semanas. (Foto fornecida pelos pesquisadores)

Xinhua - Silk Road

 

Beijing, 30 jan (Xinhua) — Cientistas chineses desenvolveram compostos de madeira ultraflexíveis que são resistentes ao fogo, à prova de mofo e podem aguentar milhares de dobras.

O material de madeira, uma espécie de recurso natural renovável, mantém uma flexibilidade a longo prazo entre 40 graus negativos e 50 graus negativos e não pode ser inflamado por uma chama direta de até 400 a 500 graus, de acordo com um estudo publicado recentemente na Cell Reports Physical Science.

Além disso, os compostos de madeira mantêm sua aparência original, com uma taxa antimofo de até 100% à temperatura ambiente por 75 dias a uma umidade relativa de cerca de 90%, enquanto a superfície da madeira não tratada é completamente infectada pelo mofo, de acordo com o estudo.

Os cientistas da Universidade de Hainan e Universidade Minzu no Sudoeste mergulharam a madeira de balsa de baixa densidade com uma espessura de dois a cinco milímetros em uma combinação de líquidos alcalinos a 100 graus Celsius durante 12 horas a fim de remover sua matriz rígida de lignina da parede celular.

Posteriormente, preencheram a madeira com um hidrogel modificado à base de poliacrilamida, que proporcionou aos materiais uma excelente flexibilidade, retenção de umidade e resistência ao fogo.

O estudo também mostrou que os compostos de madeira podem passar por mil vezes de dobra com um ângulo de flexão de 180 graus ou desidratação a vácuo a 60 graus negativos Celsius por 24 horas.

O método de preparação de fácil industrialização ofereceu aos compostos de madeira o potencial para aplicações em construção, equipamentos médicos e sensores de tensão, disseram os pesquisadores. Fim

Leia também:

Projetos de empresa chinesa fortalecem a cooperação sino-egípcias

Xinhua Silk Road
Agência de notícias oficial do governo da República Popular da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Investidores estrangeiros mantém níveis de investimento na China

Espera-se que os investidores estrangeiros mantenham as suas tendências de investimento nas ações de categoria A em 2022, com o controle epidêmico nas regiões chinesas e o emergente valor relativo global do mercado de ações da China, informou Xinhua Finance, citando Fang Xinghai, vice-chefe da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC, sigla em inglês) nesta quarta-feira.

Guangzhou da China lança primeiro lote de títulos corporativos de C&R

O Porto de Guangzhou concluiu nesta terça-feira a emissão de títulos corporativos no valor de 1 bilhão de yuans (cerca de 148,4 milhões de dólares) para investidores na Bolsa de Shanghai, representando a primeiro lote dos títulos corporativos de inovação científica e tecnológica 2022 para Cinturão e Rota (C&R), informou Shanghai Securities News.

Os testes chineses para varíola dos macacos obtêm a certificação da UE

Algumas empresas chinesas anunciaram na quarta-feira que seus kits de detecção de ácido nucleico do vírus da varíola dos macacos obtiveram o certificado de registro CE da União Europeia (UE), informou o Shanghai Securities News nesta quinta-feira.

Últimas Notícias

Clorin ganha destaque nos lares e empresas brasileiras

A empresa amplia distribuição da marca Milton no Brasil.

Tokenização: conceitos e casos de uso dessa tecnologia

BC e CVM acompanharão ao longo deste ano as operações dos projetos aprovados nos respectivos sandboxes regulatórios

Sim Pro Samba homenageia Lula Gigante

O Sim Pro Samba começa às 18h30, na Praça dos Professores. Gratuito!

Solução para o investidor no cálculo e declaração do IR

Usufruir de serviços automatizados para o cálculo e o pagamento de DARFs,

CVM divulga estudo sobre ESG e o mercado de capitais

Relação entre o mercado de capitais e o tema sustentabilidade,