Cientistas chineses usam IA para detectar câncer em estágio inicial

255

Um robô cirúrgico ortopédico trabalhando no Hospital Haidian em Beijing, capital da China, 3 de agosto de 2021. (Xinhua/Ren Chao)

Xinhua - Silk Road

 

Beijing, 4 fev (Xinhua) — Os cientistas chineses desenvolveram uma ferramenta de teste assistida por inteligência artificial (IA) para detectar câncer de pulmão em estágio inicial.

Espaço Publicitáriocnseg

O estudo publicado nesta quinta-feira na revista Science Translational Medicine descreveu o Detector de Inteligência Artificial de Câncer de Pulmão que pode desempenhar um papel na detecção precoce deste tipo de câncer ou na triagem em larga escala de populações com alto risco da doença.

Cientistas da Universidade de Beijing realizaram sequenciamento de RNA unicelular de diferentes cânceres de pulmão em estágio inicial e descobriram que o metabolismo de gordura se torna anormal em diferentes tipos de células.

Em seguida, recrutaram um grupo de 311 participantes, incluindo 171 pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas em estágio inicial e 140 pessoas saudáveis para analisar moléculas relacionadas a lipídios em seu plasma.

Usando um algoritmo de aprendizagem de máquina, os cientistas selecionaram nove lipídios que são considerados mais importantes para a detecção precoce do câncer e construíram o modelo de detecção assistido pela IA, de acordo com o estudo.

Em um conjunto de rastreamento de câncer de pulmão de 1.036 participantes submetidos a exames de tomografia de rotina em um hospital em Beijing, e uma coorte clínica contendo 109 pacientes com câncer de pulmão, o detector atingiu uma precisão de mais de 90%, segundo o estudo.

A maioria dos participantes diagnosticados com câncer de pulmão eram não fumantes com tumores de estágio um, de acordo com o estudo.

Yin Yuxin, coautor do artigo e professor da Escola de Ciências Médicas Básicas da Universidade de Beijing, disse que a nova estratégia de detecção é útil para o diagnóstico precoce, diagnóstico auxiliar ou triagem populacional de muitas doenças tumorais.

Em 2021, Yin e seus colaboradores desenvolveram métodos de detecção de metabolismo tumoral assistidos pela IA para os cânceres pancreático e esofágico. Fim

Leia também:

Cientistas chineses desenvolvem madeira flexível, resistente ao fogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui