Cinturão e Rota impulsiona o ‘Made in Africa’

Com ampla participação chinesa, ‘Made in Africa’ se expande

330
Made in Africa: Trabalhador na indústria automobilística na Etiópia
Trabalhador na indústria automobilística na Etiópia (foto de Michael Teweld, Xinhua)

Impulsionada pela Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI), a indústria cresce na África, levando desenvolvimento ecológico e sustentável, aumentando assim a competitividade industrial do continente no mercado global. Boa parte do esforço para o “Made in Africa” tem apoio da China, através da construção e operação de parques industriais.

É o caso do Parque Industrial Mbale, Uganda. Com investimentos e operação da empresa privada chinesa Tian Tang Group, já atraiu mais de 40 empresas desde sua criação, em março de 2018, criando mais de 5 mil empregos locais. Entre os produtos “made in Africa” estão os de iluminação, contribuindo para reduzir a dependência de Uganda de luminárias Led importadas, caras e difíceis de consertar.

Entre as zonas industriais de vários tipos em países africanos, muitas foram construídas e operadas por empresas chinesas, como a Plataforma Industrial Internacional Diamniadio no Senegal, a Zona de Livre Comércio de Lekki na Nigéria e a Zona de Cooperação Econômica e Comercial China-Egito Teda Suez no Egito. Por meio dessas zonas, os países africanos podem participar de forma mais eficaz na cadeia de produção global e promover a internacionalização de marcas locais, moldando um futuro promissor para o “Made in Africa”.

Ausentes

Espaço Publicitáriocnseg

Os sites de apostas se espalham mais que fogo no Pantanal, ante o silêncio eloquente dos evangélicos, em especial seus representantes no Congresso. Devem estar concentrados em banir o aborto.

Calor na Califórnia

Nos últimos 10 anos, as tarifas das três grandes empresas de energia elétrica da Califórnia aumentaram até 110%. A inflação nos EUA (IPC) no mesmo período ficou em cerca de 27,5%. Com o calor batendo recordes, as contas de luz dos moradores do estado decolaram.

Rápidas

A FGV Educação Executiva realizará, dia 29, o webinário “O que as Finanças Comportamentais têm a ver com as Finanças de Impacto & ESG?”, com palestra do Ricardo Razuk. Inscrições aqui *** O harpista russo/suíço Alexander “Sashas” Boldachev participará da abertura do XIX RioHarpFestival 2024, no CCBB RJ e outros espaços culturais do Rio, de 1º a 30 de setembro com 43 concertos. Mais informações aqui *** No próximo dia 28 será realizada a tradicional Reunião-Almoço do Iargs. O convidado será o procurador-geral de Justiça do MP, Alexandre Saltz, que falará sobre “Impactos e Desafios Frente ao Desastre Ambiental do Rio Grande do Sul”, no Salão Germânia, a partir das 12h *** Rodenstock Brasil marca presença na Expo Visão Experience & Business 2024 nesta segunda e terça. A empresa apresentará as lentes biométricas B.I.G. Norm e as lentes MyCon para controle da miopia *** A Associação Brasileira de Bancos homenageou, nesta quinta (22), Otávio Ribeiro Damaso, diretor de regulação do BC, como Personalidade do Ano em Inovação no Mercado Financeiro *** O escritório de advocacia Balera, Berbel e Mitne foi novamente reconhecido por suas iniciativas em diversidade, equidade e inclusão (D&I) pelo guia Análise Advocacia Diversidade e Inclusão *** A seguradora Prudential do Brasil destinará R$ 5 milhões ao longo do próximo triênio para a 2ª fase do programa Jovens pro Futuro, que oferece capacitação profissional e apoio ao primeiro emprego a jovens com idades entre 15 e 29 anos em vulnerabilidade social da cidade do Rio de Janeiro *** Daniela Versiani apresenta exposição de pinturas na Galeria Dobra, inspiradas nas inscrições encontradas nos monumentos e paredes de Roma, a partir deste sábado *** A Comissão de Cultura da Alerj concedeu a Francis Ivanovich o Diploma Heloneida Studart pela sua contribuição para a cultura do Rio de Janeiro *** O professor Pedro Marcos Nunes Barbosa, do Mestrado Profissional Direito Civil Contemporâneo da PUC-Rio, lançou a 4ª edição do livro Direito Civil da propriedade intelectual: o caso da usucapião de patentes (Editora Lumen Juris) *** Este colunista dará merecida folga a seus leitores nas próximas 2 semanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui