Os países participantes da Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI, na sigla em inglês) deverão anunciar o estabelecimento de uma estrutura de cooperação internacional para resposta a desastres, redução de riscos e gestão de emergências em um fórum a ser realizado esta semana em Beijing.
Liu Weimin, chefe do Departamento de Cooperação Internacional e Resposta do Ministério de Gestão de Emergências (MEM), fez as observações numa conferência de imprensa nesta terça-feira.
Leia também:
Iniciativa Cinturão e Rota desafia o Império
Liu disse que o fórum ministerial da BRI sobre resposta a desastres e cooperação na gestão de emergências será realizado nesta quinta-feira, com quase 80 instituições de cerca de 70 países, regiões e organizações internacionais participando online e representantes de cerca de 30 países e organizações internacionais participando no evento.
A China anunciará medidas para apoiar a construção do mecanismo de cooperação em vários campos, como treinamento de competências, resgate, publicidade e cooperação bilateral e multilateral, disse ele.
O MEM publicará oficialmente um relatório de avaliação de desastres dos países da BRI no fórum, de acordo com Liu.
Agência Xinhua