Ciro lá?

458

A pesquisa CNT divulgada nesta segunda assustou a direita, a ponto de ter mobilizado a mídia para colocar Jair Bolsonaro em destaque. Uma forma de desviar atenção e pressionar as candidaturas conservadoras a se unir – não se sabe em torno de quem, pois Alckmin derrete, e os demais não têm chance de decolar. Mas o fato é que a pesquisa confirmou que Lula é a chave da eleição. E trouxe de novo o despontar de Ciro Gomes, a ponto de um operador de corretora reverberar: “O mercado não gostou da pesquisa. Ciro cresceu, Marina está em segundo lugar”.

Um quadro interessante da pesquisa é o que faz um resumo da possibilidade de voto para presidente, considerando apenas quem conhece o candidato. Lula está disparado na frente, com potencial positivo de 51% e negativo de 47,1% (os números somam as respostas “é o único em que votaria” com “é um candidato em que poderia votar” e contrastam com “não votaria nele de jeito nenhum”). Em segundo, aparece Ciro Gomes, com 40,9% de percentual positivo contra 54,7% de negativo. Em terceiro, praticamente empatados, Jair Bolsonaro e Marina Silva (na casa de 38,7% e 58,2%).

Se Lula não for candidato – e, a depender do Judiciário, não será – o potencial de uma chapa com Ciro na cabeça e apoio do ex-presidente seria imbatível.

 

Espaço Publicitáriocnseg

Sem habeas corpus

Ainda na pesquisa CNT, a opinião do brasileiro em relação à confiança no Poder Judiciário: muito confiável, 6,4%; pouco confiável, 52,8%; nada confiável, 36,5%.

E mais: a justiça é igual para todos? “Sim, ela trata todos de igual maneira” (6,1%); “Não, ela não trata todos de maneira igual” (90,3%).

Para o ministro Luís Roberto Barroso, que defende que o Supremo ouça a voz das ruas, é um voto de condenação.

 

A lei é para todos

A justiça decretou a prisão d ex-vereador Manoel Eduardo Marinho, o “Maninho do PT”, e seu filho, Leandro Eduardo Marinho, por tentativa de homicídio doloso contra o empresário Carlos Alberto Bettoni, no dia 5 de abril, em frente à sede do Instituto Lula, em São Paulo.

No Sul, a investigação sobre o ataque a bala ao ônibus da caravana de Lula, em 27 de março, não avançou. Um mês depois, novo atentado a bala contra o PT, desta vez no acampamento em Curitiba próximo à Polícia Federal; este também segue sem que o culpado tenha sido descoberto. Nem mesmo um delegado da PF, filmado e identificado, que quebrou equipamentos no mesmo acampamento, dia 4 passado, sofreu qualquer sanção.

 

Multitarefa

Em 2015, 88% dos brasileiros assistiam TV e navegam na internet ao mesmo tempo; três anos depois, o percentual subiu para 95%. O smartphone é o equipamento mais utilizado: liderava com 65%, pulou para 81%. Os dados são do Ibope Conecta. E lançam uma dúvida: estarão os telespectadores prestando atenção aos anúncios, ou pulam para a internet nos intervalos?

 

Rápidas

O ministro do Trabalho, Helton Yomura, abre nesta terça-feira o RH-Rio, congresso de gestão de pessoas realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), no Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, reunindo executivos de empresas como TIM, Coca-Cola, GE Celma, IBM, SulAmérica, Vale, Santander, L’Oreal, entre outras. Detalhes em www.abrhrj.org.br *** Começa nesta terça e vai até dia o II Seminário Internacional – Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico, da FGV, que marca os 130 anos da abolição da escravidão no Brasil. A abertura do evento será feita pelo historiador norte-americano Thomas Holt, professor da Universidade de Chicago. Inscrições: http://posabolicao.wixsite.com/iiseminario *** Nesta quarta-feira, Nova Friburgo (RJ) celebrará dois séculos de história com uma extensa programação gratuita. Segundo a prefeitura, serão mais de 40 atrações durante maio, com shows musicais, exibição de filmes, corrida e desfile *** Nesta sexta-feira, o Caxias Shopping (RJ) terá show com Josh Mille, que fará um tributo a Michael Jackson *** A FGV Eesp realiza a partir desta terça-feira, às 10h, debate sobre os desafios do comércio internacional e as diretrizes para a política comercial brasileira *** Nelson Tomaz Braga, sócio-fundador do N. Tomaz Braga & Schuch Advogados, vai compor a comitiva do governo brasileiro que viajará no fim do mês para a 107ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho – OIT, em Genebra, na Suíça, entre 28 de maio e 8 de junho *** Os contratos de futuro em petróleo tendo o iuan como moeda, lançados em março, estão bombando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui