Classe B é a que mais foi às compras para festas juninas deste ano

Maiores índices de crescimento foram na Região Nordeste (12,7%) e Sudeste (11,1%)

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Bandeirinhas de festa junina (Foto: ABr/arquivo)
Bandeirinhas de festa junina (Foto: ABr/arquivo)

Levantamento da Tail by Totvs apurou que a classe B foi a que mais comprou cestas juninas em 2024, com um aumento de 8% em comparação a compras de cestas padrão, sendo os maiores índices de crescimento na Região Nordeste (12,7%) e Sudeste (11,1%). Ao mesmo tempo, as classes A e D foram as que menos compraram cestas juninas este ano, em comparação à compra de cestas padrão, e na classe C o índice manteve-se estável. Para ser considerada uma compra de festa junina, as cestas deveriam conter pelo menos dois itens da lista: cachaça, canjica, milho de pipoca, amendoim, pé de moleque, cocada, milho enlatado, milho fresco, coco ralado, pipoca de micro-ondas, farofa, farinha de mandioca, bolo de milho, mistura para bolo, farinha de trigo, farinha de milho, amido de milho, leite integral, leite de coco e maçã.

A pesquisa também analisou os itens mais procurados este ano com relação ao ano anterior, e a surpresa foi que a paçoca sem açúcar teve o maior crescimento, com 23% de aumento nas vendas em relação a 2023, enquanto a paçoca normal teve alta de apenas 1,73%. Dentre outros itens típicos do período, o pé de moleque teve aumento de 8% e as vendas da pamonha aumentaram quase 6%.

Com relação à faixa etária dos compradores, a população de 31 a 50 foi a mais representativa, sendo responsável por mais de 50% das compras de cestas juninas. Outro destaque fica para a população acima dos 50 anos, que comprou 20% mais na festa junina do que em outros períodos do ano.

Outro fato curioso do levantamento é que, apesar de as mulheres serem as principais compradoras dos itens juninos, em todas as regiões do país, a festa junina leva mais homens ao supermercado. O Sudeste é a região que mais muda, em que a festa aumenta em 9,95% as compras realizadas por homens, em relação a outros períodos do ano.

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Foram analisadas quase 700 milhões de transações de compras, contendo quase 2 milhões de itens provenientes de varejos em todas as 5 regiões brasileiras, realizadas em junho de 2024 e junho de 2023. A pesquisa analisou compras com perfil de abastecimento, ou seja, aquelas com mais de 25 itens no carrinho.

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