Os domicílios com acesso à internet no país passaram de 51%, em 2015, para 84% neste ano, com base no total de domicílios. No ano passado, essa parcela chegou a 80%. Os dados são da pesquisa sobre conectividade e uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros, a TIC Domicílios 2023, divulgada nesta quinta-feira.
A amostra da pesquisa, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), abrangeu quase 24 mil domicílios e 21,2 mil indivíduos respondentes, com coleta de dados entre março e julho deste ano.
As classes C e D/E impulsionaram crescimento da conectividade nos domicílios brasileiros, passando de 56% para 91% e de 16% para 67%, respectivamente, entre os anos de 2015 e 2023. As classes A e B passaram de 99% para 98% e de 88% para 98%, respectivamente.
No entanto, a velocidade de conexão piora quanto menor é o poder econômico das classes, revelou a pesquisa. Já o compartilhamento com domicílio vizinho é maior na classe D/E, com 25% do total de lares com acesso à internet. Na classe C, o índice é de 15%; na B, 9%; e na A, 1%.
Classes C e D/E: conectividade sem computador
As classes C e D/E têm menos percentual de domicílios com computador, sendo 42% e 11%, respectivamente. Enquanto as classes A e B tem 99% e 84%, respectivamente, segundo a TIC Domicílios 2023.
Em relação ao acesso por indivíduos, a pesquisa mostrou que 84% da população é usuário de internet, um total de 156 milhões de pessoas. O indicador ampliado, que inclui indivíduos que afirmaram não ter usado a internet, mas declararam o uso de aplicações no celular que necessitam de conexão à internet, chegou a 164 milhões de usuários.
Leia também:
Pnad mostra queda na TV por assinatura e aumento do streaming | Monitor Mercantil
O percentual de usuários é maior entre a população urbana, na Região Sul, sexo feminino, entre brancos, com ensino superior, com idade entre 16 e 24 anos, e na classe A.
Há ainda 29 milhões de pessoas não usuárias de internet, revelou a pesquisa. A predominância está na área urbana, tem ensino até o fundamental, entre pretos e pardos, na classe D/E, de 60 anos de idade ou mais, do sexo masculino, residentes do Nordeste e Sudeste.
Serviços e compras online superior ao patamar pré-pandemia
Em 2023, 73% dos usuários de internet com 16 anos ou mais utilizaram serviços de governo eletrônico, o que representou um crescimento de 8 pontos percentuais em relação a 2022. Entre 2021 e 2023, houve um crescimento significativo na realização de serviços relativos ao pagamento de impostos e taxas de forma 100% online, sem a necessidade de finalizar o serviço presencialmente.
“Os órgãos públicos vêm aumentando a oferta de serviços digitais, como mostra a pesquisa TIC Governo Eletrônico. O aumento verificado em 2023 do número de pessoas que acessaram serviços públicos pela Internet é algo positivo, tanto para os cidadãos quanto para os governos”, comenta Fabio Storino, coordenador da TIC Domicílios.
A pesquisa mostrou ainda que metade (50%) dos usuários de internet no Brasil realizou compras no ambiente digital nos 12 meses anteriores ao levantamento, o que equivale a 78 milhões de pessoas. Embora tenha variado dentro da margem de erro na comparação com 2022, esse indicador vem se mantendo num patamar superior ao observado antes da pandemia, mostrando que o consumo online de produtos ou serviços passou a fazer parte dos hábitos de um contingente maior de brasileiros.
Com Agência Brasil
Leia também:
Exportações de sucata ferrosa cresceram 61% em maio
Associação do setor do aço alerta para risco de inflação e desemprego com sobretaxa de importação de folhas metálicas
Desmatamento caiu em todos os biomas do Brasil
Para MapBiomas, país teve redução de 32,4% em área desmatada; segundo Greenpeace, apesar da boa notícia, Amazônia em abril perdeu área equivalente a BH
Frete voltou a aumentar e chegou a R$ 7,43 em maio
Consumo de combustíveis reflete retomada da economia; crescimento do PIB e demanda por transporte impulsionam uso de gasolina e diesel
Carros elétricos chineses aceleram no Brasil e podem atropelar a privacidade dos usuários
Veículos conectados coletam dados sensíveis em tempo real e acendem alerta sobre riscos de violações à LGPD, transferência internacional de informações e falta de transparência das montadoras
Ibre: produtos e serviços estão mais caros neste Dia dos Namorados
Chocolates, restaurantes e salão de beleza estão entre as maiores altas para a data; brasileiros pretendem gastar até R$ 150 em média
Conab vê alta de 13% na safra de grãos 24/25, estimada em 336,1 milhões de t
Já estimativa de maio do IBGE vê safra recorde de 332,6 milhões de toneladas em 2025, alta de 13,6%