Claudia Sheinbaum toma posse como presidente do México

Primeira mulher a tomar posse como presidente do México, Sheinbaum vai aprofundar conquistas do governo de López Obrador

50
Posse de Claudia Sheinbaum na Presidência do México
Posse de Claudia Sheinbaum na Presidência do México (foto de David de la Paz, Xinhua)

Claudia Sheinbaum Pardo tomou posse nesta terça-feira como a primeira mulher presidente do México, durante uma cerimônia solene no Congresso da União, para o período 2024-2030. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu à solenidade.

Sheinbaum, de 62 anos, venceu as eleições de junho com uma ampla maioria, tornando-se a primeira mulher a tomar posse em pouco mais de 200 anos de República independente. Em sua primeira mensagem à nação como presidente, afirmou que o México iniciou uma era de mudanças, na qual as mulheres são protagonistas.

Em seu discurso, Sheinbaum elogiou a carreira política de seu antecessor, López Obrador, e seus resultados como presidente, descrevendo-o como um democrata, patriota e seguidor das ideias de grandes heróis da história do México.

Durante o seu discurso, que em diversas ocasiões foi interrompido por aplausos e vivas, a presidente mexicana reafirmou o seu compromisso em continuar e aprofundar as conquistas do governo que terminou. Entre essas conquistas mencionou a redução da pobreza, do desemprego e da desigualdade, bem como o aumento do bem-estar das famílias mexicanas.

Espaço Publicitáriocnseg
Lula se reúne com Claudia Sheinbaum no México na véspera da posse
Lula se reúne com Claudia Sheinbaum na véspera da posse dela como presidente do México (foto de Ricardo Stuckert, PR)

Disse que o novo Governo dará continuidade à chamada Quarta Transformação da vida pública do país, o que o levará a continuar a desenvolver-se de forma independente e autônoma, tendo as pessoas como centro da sociedade.

A presidente do México garantiu no seu primeiro discurso a proteção dos direitos da população em áreas como a saúde e a educação, além de dar importância ao desenvolvimento econômico e à proteção dos recursos naturais, bem como ao combate à corrupção e à discriminação.

Sheinbaum, cientista e política, venceu as eleições de 2 de junho como candidata do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), no poder, com uma ampla vantagem sobre os seus adversários políticos. O seu Plano de Governo assenta em 17 pontos, entre os quais se destaca a manutenção da chamada “austeridade republicana”, bem como o fortalecimento dos programas sociais e educacionais.

Na política externa, pretende manter acordos comerciais bilaterais, bem como o acordo de livre comércio entre México, Estados Unidos e Canadá (T-MEC) com o objetivo de garantir a chegada de investimentos ao país.

Com informações da Agência Xinhua

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui