Clonagem

Só para refrescar a memória nacional: o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), que depois do desempenho para expulsar o ex-governador Anthony Garotinho do PSB, foi dos que mais comemoram a aprovação, ainda parcial, dos pacotes tributário e da Previdência, era um dos mais entusiastas vice-líderes do governo FH. Caminho semelhante foi seguido pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). Como os dois garantem não terem mudado suas convicções, a presença de ambos no governo é mais uma evidência da tucanização do PT.

Engessamento
A sinalização de que a queda dos juros deve se tornar ainda mais tímida não é a parte mais ameaçadora da leitura da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Mais grave do que a opção por manter a atual recessão são os indicativos de que esta é uma estratégia para o conjunto do mandato. As sinalizações nessa direção podem ser encontradas em várias partes da ata do Copom. Passam desde a forma como a nomenclatura encara os aumentos salariais alheios – como fontes de pressão sobre a inflação e não de reativação da economia – até a insinuação de que o atual patamar dos juros reais – cerca de 13% ao ano – seria o teto mínimo permitido pelo jeito BC de administrar a economia. Como foi justamente essa política que foi sovada nas urnas, sua cristalização colocará o país diante do mais grave caso de estelionato eleitoral de sua história.

Sucesso
O Centro Espacial de Alcântara já efetuou, com inteiro sucesso, cerca de 250 lançamentos. A exceção foi quando lançou os três Veículos Lançadores de Satélites (VLS) visando a colocar cargas úteis em órbitas baixas: ocorreram três explosões mais do que suspeitas e até agora não explicadas. A última, no fim de agosto, matou 21 técnicos.

Tipo comum
Especialistas civis e militares explicam que existem nos arsenais do mundo inteiro milhares de mísseis balísticos de emprego militar (e civil) do mesmo porte e até maiores do que o brasileiro VLS-1, dotados de motores iguais ou semelhantes e que usam o mesmo combustível sólido. Esses milhares de foguetes são amplamente utilizados em campanhas militares, nas mais variadas situações, transportados em caminhões (Astros e Patriot), em navios (Exocet e Tomahawk naval); em submarinos (Poseidon), em aviões (Piranha) e não se tem notícia de nenhuma explosão ou iniciação acidental.

Sabotagem?
Para que o combustível sólido do VLS e similares venha a acender, é necessário que no seu interior se introduza um ignitor, acionado normalmente por uma espoleta detonada eletricamente. Esse combustível também pode eventualmente explodir quando atingido por um projétil metálico, a velocidades muito altas, acima de 3 mil pés/segundo, como, por exemplo, o de um projétil disparado por um fuzil tipo Barrett .50 ou similar – principal suspeita de sabotagem por parte desses especialistas.

Renda garantida
O ingresso do Brasil no clube dos dez países com maiores indústrias de fundos não deve ser encarado pelo lado positivo. É reflexo da paralisação dos investimentos produtivos e do consumo no país. Todo mundo correu para ganhar com os juros pagos pela viúva.

Servidores
Os servidores dos hospitais federais do Estado do Rio de Janeiro e das unidades federais municipalizadas se reúnem em assembléia nesta segunda-feira, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), às 15h. Em estado de greve desde junho, eles devem aprovar a retomada das manifestações para pressionar o governo federal a apresentar, ainda este mês, uma proposta de pagamento dos 47,11% do plano de carreira, cargos e salários (PCCS), como aconteceu com os servidores do INSS. Não está descartada a possibilidade de greve, caso as negociações continuem emperradas.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior“Paredón”
Próximo artigoDesenvolvimento

Artigos Relacionados

Lei determina que estatais respeitem interesse público

Acionistas da Petrobras sabem que ela tem obrigações e bônus por ser de economia mista.

Plano B dos bilionários dos EUA

Fuga dos impostos, de Trump e dos bloqueios levam a dupla cidadania.

É a inflação, estúpido

Preços não dão trégua a Bolsonaro em ano de eleição.

Últimas Notícias

Criação de mais um monopólio privado regional

Recurso de petroleiros contra decisão do Cade sobre venda da Reman

Restrição do Fed pode impulsionar a saída de capital dos países da AL

Sinalizou uma política monetária mais restritiva em meio às expectativas de inflações mais altas

Setores fortemente impactados com a pandemia reagem na Bolsa

Alta é influenciada pelo anúncio da reabertura gradual da China

China está confiante na recuperação econômica

Produção de carvão bruto, petróleo bruto e gás natural aumentou 10,7%, 4% e 4,7%, respectivamente, ano a ano

B3 lança fundo para investir em startups

Nova frente nasce com capital de R$ 600 milhões