Clube de Engenharia fará debate sobre mineração sustentável

A engenheira Alice Silva de Castilho, Diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, do- Serviço geológico do Brasil – CPRM é a palestrante convidada para a quinta videoconferência da série sobre o setor mineral brasileiro abordando o tema “Sustentabilidade ambiental e hídrica na mineração”. O encontro será nesta quarta-feira, às 17h30, com transmissão no canal do youtube do Clube de Engenharia.

Alice Silva de Castilho é formada em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), mestre em recursos hídricos pela UFMG, especialista em Saneamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), e especialista em instrumentos jurídicos, econômicos e institucionais para o gerenciamento de recursos hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A conferencista foi pesquisadora em Geociências da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) de 1994 a 2005 e 2013 até atualmente. Iniciou sua carreira como engenheira hidróloga, no Serviço Geológico do Brasil (SGB) em 1994, e de 2003 a 2005 foi gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Belo Horizonte.

Atuou na área de planejamento e operação da Rede Hidrometeorológica Nacional; projetos de avaliação de disponibilidade hídrica; concepção, implantação e operação do Sistema de Alerta de Enchentes da Bacia do Rio Doce; definição da planície de inundação da cidade de Governador Valadares. Em 2002, foi agraciada com a Medalha de Honra da Defesa Civil de Minas Gerais por sua atuação frente ao sistema de alerta da bacia do rio Doce. Em 2016, foi nomeada coordenadora executiva do Departamento de Hidrologia (DEHID).

Mantendo a tradição histórica de sua participação nos grandes debates relacionados ao desenvolvimento nacional, o Clube de Engenharia deu início, em 14 de outubro, ao ciclo de palestras com a perspectiva de aprofundar o debate sobre o impacto da mineração na economia nacional pós-Covid-19.

O engenheiro agrônomo Esteves Pedro Colnago, diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, encerrará o ciclo de videoconferências no dia 25, às 17h30, com a palestra sobre “Ampliação do Conhecimento Geológico do Brasil”.

Artigos Relacionados

Supo Mungam Plus disponibiliza filmes para não assinantes. Gratuito!

Para acessar aos filmes basta fazer um cadastro simples no endereço: www.supomungamplus.com.br.

Saia Rodada de Histórias – Uma Viagem Pelo Mundo

Antes do espetáculo, às 16h, haverá oficina de “Contação de Histórias” com Lucia Moraes.

Tragicomédia digital De Bar em Bar estreia dia 14 de março

A peça será transmitida via YouTube e revisita o período da Nova República no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Presidente do Banco do Brasil joga a toalha

Centrão tem interesse no cargo.

Imóveis comerciais tiveram estabilidade em janeiro

Nos últimos 12 meses, entretanto, preços de venda e locação do segmento acumulam quedas de 1,32% e 1,18%, respectivamente.

Contas públicas têm superávit de R$ 58,4 bilhões em janeiro

Dívida bruta atinge 89,7% do PIB, o maior percentual da história.

Presidente do Inep é exonerado do cargo

Medida foi publicada no Diário Oficial de hoje; até o momento, não foi anunciado o nome de quem o substituirá.

Primeiro caso de Covid-19 no Brasil completa um ano

Brasil tem novo recorde de mortes diárias, diz Fiocruz; boletim informa que houve ontem 1.148 mortes.