Clube de Engenharia fará debate sobre mineração sustentável

Tema: 'Sustentabilidade ambiental e hídrica na mineração'.

A engenheira Alice Silva de Castilho, Diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, do- Serviço geológico do Brasil – CPRM é a palestrante convidada para a quinta videoconferência da série sobre o setor mineral brasileiro abordando o tema “Sustentabilidade ambiental e hídrica na mineração”. O encontro será nesta quarta-feira, às 17h30, com transmissão no canal do youtube do Clube de Engenharia.

Alice Silva de Castilho é formada em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), mestre em recursos hídricos pela UFMG, especialista em Saneamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), e especialista em instrumentos jurídicos, econômicos e institucionais para o gerenciamento de recursos hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A conferencista foi pesquisadora em Geociências da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) de 1994 a 2005 e 2013 até atualmente. Iniciou sua carreira como engenheira hidróloga, no Serviço Geológico do Brasil (SGB) em 1994, e de 2003 a 2005 foi gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Belo Horizonte.

Atuou na área de planejamento e operação da Rede Hidrometeorológica Nacional; projetos de avaliação de disponibilidade hídrica; concepção, implantação e operação do Sistema de Alerta de Enchentes da Bacia do Rio Doce; definição da planície de inundação da cidade de Governador Valadares. Em 2002, foi agraciada com a Medalha de Honra da Defesa Civil de Minas Gerais por sua atuação frente ao sistema de alerta da bacia do rio Doce. Em 2016, foi nomeada coordenadora executiva do Departamento de Hidrologia (DEHID).

Mantendo a tradição histórica de sua participação nos grandes debates relacionados ao desenvolvimento nacional, o Clube de Engenharia deu início, em 14 de outubro, ao ciclo de palestras com a perspectiva de aprofundar o debate sobre o impacto da mineração na economia nacional pós-Covid-19.

O engenheiro agrônomo Esteves Pedro Colnago, diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, encerrará o ciclo de videoconferências no dia 25, às 17h30, com a palestra sobre “Ampliação do Conhecimento Geológico do Brasil”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Venda de imóveis novos em SP mantém estabilidade em outubro

Em valores monetários, houve queda do Valor Global de Vendas em relação a outubro de 2020.

Alta dos juros já impacta concessão de crédito imobiliário

Em outubro, o volume de crédito imobiliário alcançou a marca de R$ 17,1 bi.

Faturamento da indústria cai ao menor nível desde junho de 2020

É a terceira queda mensal consecutiva do faturamento real.

Últimas Notícias

Venda de imóveis novos em SP mantém estabilidade em outubro

Em valores monetários, houve queda do Valor Global de Vendas em relação a outubro de 2020.

Nova energia, fabricação de equipamentos de tecnologia e PMEs em 2022

O mercado de ações A-Share da China parece positivo para o próximo ano. Novas energias, fabricação de equipamentos de alta tecnologia e pequenas e médias empresas (PMEs) são áreas com grande potencial de investimento, de acordo com uma pesquisa recente realizada com 109 especialistas de indústrias na gestão de ativos.

Mais de 100 milhões de macarrão “fedorento” chinês entregues em 2021

A Região Autônoma de Guangxi da Etnia Zhuang, no sul da China, entregou este ano mais de 100 milhões de pacotes de sua especialidade de macarrão de arroz, conhecida como "Luosifen" em chinês.

Escala da indústria de big data chinesa excederá 3 trilhões em 2025

A escala da indústria de big data da China tem a previsão de superar 3 trilhões de yuan pelo final do ano 2025, de acordo com o plano de desenvolvimento para a indústria de big data, durante o período do 14º Plano Quinquenal divulgado pelo Ministério da Indústria e Informatização (MIIT, sigla em inglês) nesta terça-feira.

Potencial das pessoas para promover a diversidade

Por André Abram.