Foto mostra cena de trabalho da plataforma petrolífera.
Beijing, 16 fev (Xinhua) — A China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), a maior produtora offshore de petróleo e gás da China, assinou recentemente acordos estratégicos com 12 empresas estrangeiras em uma vez, visando a maior cooperação no setor de petróleo e gás como todo, doméstico e estrangeiro, envolvendo um valor contratado total de 13 bilhões de dólares, informou Chinanews.com nesta terça-feira.
Os acordos de cooperação incluem quatro acordos com Total Energies, Conoco Philips, Smart Oil Investment e Roc Oil, que esperam-se unir com a CNOOC para conduzir a exploração e desenvolvimento de petróleo e gás nas águas offshore da China. Os acordos entre a CNOOC e os seus parceiros nos EUA, Kuwait e Iraque também foram assinados, a fim de garantir o fornecimento do gás natural liquefeito (GNL) e do petróleo bruto no mercado chinês.
Desde o seu estabelecimento em 1982, a CNOOC já assinou 228 contratos de cooperação estrangeira com 81 empresas internacionais de petróleo de 21 países e regiões, com o valor total de investimento externo de mais de 250 bilhões de yuans.
Segundo Wang Dongjin, presidente do conselho da CNOOC, a empresa continuará a aprofundas cooperações internacionais no setor de petróleo e gás upstream, e aumentar ainda mais a aquisição dos recursos estrangeiros de petróleo e gás de alta qualidade, enquanto cooperando com o desenvolvimento dos recursos de petróleo e gás offshore da China. Fim
Leia também: