Coberto curto

146

Os secretários estaduais de Fazenda não abrem do direito de continuar tributando os serviços de telecomunicações, energia e combustíveis. A informação foi dada pelo secretário estadual da Fazenda de Mato Grosso do Sul, Paulo Bernardes, e reafirmada em encontro, quinta-feira em Brasília, dos secretários estaduais. A posição dos estados se choca com a da União, que pretende substituir o IPI por um imposto sobre bens e serviços que incidiria também sobre aqueles três setores, hoje de competência estadual.

Funil
Ecos da política econômica tucana. A Prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense, abriu concurso para professores do Primeiro Grau. Apenas para concorrer a uma das 30 vagas para Educação Física, se inscreveram 900 candidatos, boa parte deles residentes em outros municípios, incluindo a capital.

Seguro e barato
A Microsoft, maior fornecedora de programas de computador do planeta, está enfrentado resistência na França, onde a Assembléia Nacional acaba de aprovar uma lei que proíbe a utilização, no serviço público do país em todos os níveis de governo, de programas com código fonte fechado – onde se encaixa a dobradinha Windows-Office, campeã de vendas da empresa norte-americana. Isso abre espaço para os sistemas operacionais Linux e FreeBDS e seus programas, especialmente o StarOffice – todos gratuitos e abertos. A decisão tem um forte componente econômico – em torno de US$ 500,00 economizados por computador – e estratégica: “Não podemos permitir que toda uma nação e seus sistemas de defesa fiquem à mercê de um único homem, de uma única empresa”, justificou o Ministério da Defesa, em nota oficial. A medida também prolonga a vida útil de máquinas como 386 e 486, cuja perfomance não suporta os programas mais modernos da Microsoft.

Terapia de Bagé
Esta coluna sugere aos advogados de Sérgio Naya a publicação de todos os votos dados por ele como deputado no Congresso. Com a devida vênia de Luis Fernando Veríssimo, a relação equivaleria à terapia do Analista de Bagé para tratar dor de cabeça com joelhaço nas partes baixas. Ou em psicanálise menos primitiva, a um deslocamento.

Espaço Publicitáriocnseg

Extra
Quase metade dos trabalhadores com direito ao abono do PIS ainda não recebeu seu dinheiro. A Caixa Econômica Federal espera fechar o exercício 1999/2000 com pagamento de 86% dos abonos, melhor índice dos últimos anos. São 4,5 milhões de trabalhadores identificados com direito ao benefício, no valor de um salário mínimo.

Débito
O INSS do Rio arrecadou R$ 1,688 bilhão em ações fiscais realizadas em empresas no ano passado. O valor é 12,3% maior que o de 98. Mas, levando-se em conta o IGP-M de 20% em 99, houve uma queda real. Foram fiscalizadas quase 16 mil companhias.

Retórica
Os teóricos da comunicação estão devendo mais uma explicação para o jornalismo globalizado. Por que na Chechênia, os ataques da Rússia são “um massacre” e os bombardeios dos Estados Unidos ao Iraque eram “ataques cirúrgicos”?

Efeito Naya?
“Se o construtor fez perder bens móveis, compensará tudo o que fez perder e, porque não reforçou a casa que construiu e ela caiu, deverá reconstruir a casa com seus próprios recursos.” Apesar de extremamente atual, o texto tem quase quatro mil anos e remonta ao parágrafo 232 do Código de Hammurai, na Mesopotâmia, no século XIX  AC. Certamente por bons motivos, a Câmara Brasileira da Construção (Cbic) houve por bem republicá-lo no seu boletim da semana passada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui