Coberto curto

Os secretários estaduais de Fazenda não abrem do direito de continuar tributando os serviços de telecomunicações, energia e combustíveis. A informação foi dada pelo secretário estadual da Fazenda de Mato Grosso do Sul, Paulo Bernardes, e reafirmada em encontro, quinta-feira em Brasília, dos secretários estaduais. A posição dos estados se choca com a da União, que pretende substituir o IPI por um imposto sobre bens e serviços que incidiria também sobre aqueles três setores, hoje de competência estadual.

Funil
Ecos da política econômica tucana. A Prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense, abriu concurso para professores do Primeiro Grau. Apenas para concorrer a uma das 30 vagas para Educação Física, se inscreveram 900 candidatos, boa parte deles residentes em outros municípios, incluindo a capital.

Seguro e barato
A Microsoft, maior fornecedora de programas de computador do planeta, está enfrentado resistência na França, onde a Assembléia Nacional acaba de aprovar uma lei que proíbe a utilização, no serviço público do país em todos os níveis de governo, de programas com código fonte fechado – onde se encaixa a dobradinha Windows-Office, campeã de vendas da empresa norte-americana. Isso abre espaço para os sistemas operacionais Linux e FreeBDS e seus programas, especialmente o StarOffice – todos gratuitos e abertos. A decisão tem um forte componente econômico – em torno de US$ 500,00 economizados por computador – e estratégica: “Não podemos permitir que toda uma nação e seus sistemas de defesa fiquem à mercê de um único homem, de uma única empresa”, justificou o Ministério da Defesa, em nota oficial. A medida também prolonga a vida útil de máquinas como 386 e 486, cuja perfomance não suporta os programas mais modernos da Microsoft.

Terapia de Bagé
Esta coluna sugere aos advogados de Sérgio Naya a publicação de todos os votos dados por ele como deputado no Congresso. Com a devida vênia de Luis Fernando Veríssimo, a relação equivaleria à terapia do Analista de Bagé para tratar dor de cabeça com joelhaço nas partes baixas. Ou em psicanálise menos primitiva, a um deslocamento.

Extra
Quase metade dos trabalhadores com direito ao abono do PIS ainda não recebeu seu dinheiro. A Caixa Econômica Federal espera fechar o exercício 1999/2000 com pagamento de 86% dos abonos, melhor índice dos últimos anos. São 4,5 milhões de trabalhadores identificados com direito ao benefício, no valor de um salário mínimo.

Débito
O INSS do Rio arrecadou R$ 1,688 bilhão em ações fiscais realizadas em empresas no ano passado. O valor é 12,3% maior que o de 98. Mas, levando-se em conta o IGP-M de 20% em 99, houve uma queda real. Foram fiscalizadas quase 16 mil companhias.

Retórica
Os teóricos da comunicação estão devendo mais uma explicação para o jornalismo globalizado. Por que na Chechênia, os ataques da Rússia são “um massacre” e os bombardeios dos Estados Unidos ao Iraque eram “ataques cirúrgicos”?

Efeito Naya?
“Se o construtor fez perder bens móveis, compensará tudo o que fez perder e, porque não reforçou a casa que construiu e ela caiu, deverá reconstruir a casa com seus próprios recursos.” Apesar de extremamente atual, o texto tem quase quatro mil anos e remonta ao parágrafo 232 do Código de Hammurai, na Mesopotâmia, no século XIX  AC. Certamente por bons motivos, a Câmara Brasileira da Construção (Cbic) houve por bem republicá-lo no seu boletim da semana passada.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBlefe
Próximo artigoProblema cinqüentenário

Artigos Relacionados

Estaleiros darão a volta por cima

Indústria naval brasileira sofre com política do Governo Bolsonaro.

‘Empreendedores’ fecham suas empresas

Aumentou 35% número de negócios fechados em 2021.

Por que mexer no ICMS e manter dividendos elevados?

Acionistas ganham em dividendos tanto quanto toda a população perderia com corte no imposto.

Últimas Notícias

Clorin ganha destaque nos lares e empresas brasileiras

A empresa amplia distribuição da marca Milton no Brasil.

Tokenização: conceitos e casos de uso dessa tecnologia

BC e CVM acompanharão ao longo deste ano as operações dos projetos aprovados nos respectivos sandboxes regulatórios

Sim Pro Samba homenageia Lula Gigante

O Sim Pro Samba começa às 18h30, na Praça dos Professores. Gratuito!

Solução para o investidor no cálculo e declaração do IR

Usufruir de serviços automatizados para o cálculo e o pagamento de DARFs,

CVM divulga estudo sobre ESG e o mercado de capitais

Relação entre o mercado de capitais e o tema sustentabilidade,