A Coca-Cola registrou, em 2024, lucro líquido de US$ 2,195 bilhões, ou US$ 0,51 por ação. O lucro por ação de US$ 0,55, acima da expectativa dos analistas que projetavam US$ 0,52. No acumulado dos últimos 12 meses, as ações da companhia registraram uma alta de cerca de 8%.
A receita líquida da Coca-Cola no quarto trimestre subiu 4,2%, para US$ 11,40 bilhões. A empresa também registrou alta de 6% na receita líquida trimestral, totalizando US$ 11,5 bilhões, enquanto o faturamento anual cresceu 3%, totalizando US$ 47,1 bilhões.
Os analistas projetaram uma queda de 2,47%, para US$ 10,68 bilhões. Os resultados financeiros foram divulgados nesta terça-feira (11). O mercado reagiu positivamente aos números, com as ações da empresa subindo.
A América Latina puxou crescimento da Coca-Cola em 2024, crescimento de 2% no volume de vendas no último trimestre do ano passado. A região teve um aumento no preço/mix, que cresceu 23% no trimestre. Mais da metade desse crescimento foi resultado de reajustes de preços, especialmente na Argentina, devido à alta inflação. Além disso, houve diversificação do portfólio e ações estratégicas de mercado que também contribuíram para o bom desempenho da marca.
O lucro operacional na América Latina subiu 24% no quarto trimestre, mesmo diante de um impacto negativo da desvalorização cambial. Quando ajustado para variações cambiais, o crescimento chegou a 46%, reflexo da combinação de forte desempenho de vendas e otimização de custos operacionais. Na região, o Brasil ajudou a melhorar os lucros da companhia.
Fundada em 1886, a Coca-Cola é uma empresa multinacional americana e segue como uma das marcas mais reconhecidas e valiosas do mundo. Para este ano, a empresa prevê crescimento entre 2% e 3% em seu lucro ajustado por ação e de 5% a 6% na receita orgânica. O mercado reagiu positivamente a esses números; às 9h15 (de Brasília), as ações da Coca-Cola apresentavam uma alta de 3,8% no pré-mercado em Nova York.
Estratégia
Para manter o crescimento nos mercados emergentes, incluindo o Brasil, a companhia apostou no aumento do uso de garrafas de vidro retornáveis. A Coca-Cola adicionou 1,6 bilhão de unidades de embalagens retornáveis ao seu volume total de vendas em 2024, um crescimento superior ao da média global da empresa.
No Brasil, essas embalagens são vistas como uma alternativa sustentável e acessível, permitindo que a marca alcance mais consumidores e expanda sua participação no setor de bebidas não alcoólicas. O modelo também foi adotado em outros mercados latino-americanos e vem sendo expandido para regiões como Alemanha, África do Sul e Vietnã.
A Coca-Cola ampliou sua presença no varejo com a adição de mais de 250 mil novos pontos de venda e a instalação de 600 mil refrigeradores para aumentar a disponibilidade de bebidas geladas. De acordo com a companhia, essas estratégias fortaleceram a posição da marca e impulsionaram sua participação de mercado.