Eleitores mais antenados já estão cientes: saúde e drogas são alguns dos temas que mais preocupam os brasileiros de acordo com as pesquisas em poder de candidatos a cargos majoritários. Dito isso, está na hora de os presidenciáveis trocarem as generalidades sobre os temas e passarem a tratar dos verdadeiros entraves à solução de questões tão complexas. Que tal começar tratando das razões pelas quais contigenciamentos orçamentários asseguram a liberação de recursos para pagamento dos juros que cevam rentistas em detrimento de recursos da Saúde? Ou ainda sobre que tipo de imaginário constrói uma juventude submetida à indigência cultural da programação televisiva tupiniquim?
Padrão
Diferentemente do ocorrido quando a titular do Governo do Estado do Rio de Janeiro era Rosinha Garotinho e acontecimentos semelhantes ocorreram na Rocinha, desta vez um jornalão do Rio não colocou foto do governador Sérgio Cabral (PMDB) na primeira página ao tratar do assunto ou fez qualquer menção a Cabral em relação ao violento embate entre traficantes e policiais em São Conrado. Será que a jurisdição da Justiça venezuelana se estende ao âmbito do Centro do Rio de Janeiro? Ou indignação seletiva é o padrão da casa?
Estrago eleitoral
Trinta traficantes demoliram, em poucas horas, toda a maquiagem de falsa segurança das UPPs.
Parceiros alemães
A AHK-Rio (Câmara Brasil-Alemanha) promove no próxima quinta-feira, na Firjan, uma Rodada de Negócios com uma delegação de políticos e empresários alemães interessados em conhecer os projetos das áreas de transporte e infra-estrutura para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio. Segundo o presidente da AHK-Rio, Guilherme Stussi Neves, o objetivo do encontro é identificar no mercado do fluminense potenciais parceiros comerciais para empresas alemães e também mostrar as diversas oportunidades de investimento no Estado do Rio de Janeiro, especialmente nas áreas de energia e logística.
Na origem
Se nesta quarta-feira o Superior Tribunal de Justiça (STJ) proferir uma decisão desfavorável às instituições financeiras na questão de quem deve pagar os prejuízos dos planos econômicos, há a possibilidade de o tribunal de segundo grau, ainda que excepcionalmente, deixe de receber recursos já na origem, inclusive com aplicação de multa por abuso do direito de recorrer, explica Daniel Amorim Assumpção Neves, do escritório Neves, De Rosso e Fonseca Advogados. O caso afetaria os recursos dos bancos, já derrotados em segundo grau.
Doação
Segundo o Ministério da Saúde, dos 2.367 transplantes de órgãos de doador falecido realizados no primeiro semestre de 2010, 1.486 foram de rim – número superior ao do mesmo período em 2009 e 2008. Anualmente, a rede pública de saúde distribui cerca de 18 milhões de unidades do tacrolimo 1 mg e 1,25 milhão de unidades do tacrolimo 5 mg, ao custo total de mais de R$ 87 milhões para o governo brasileiro. O tacrolimo é um imunossupressor, isto é, diminui a atividade do sistema imunológico, efeito necessário para contornar a rejeição do organismo do paciente ao órgão transplantado e garantir o sucesso do procedimento. Esse medicamento consta na lista de produtos estratégicos no âmbito do SUS, segundo a portaria 978/2008 do Ministério da Saúde, atualizada pela portaria 1.284/2010. O contrato com o Libbs é o primeiro firmado por Farmanguinhos/Fiocruz em resposta a essas portarias do Ministério.
Lixo
Mais uma vez foi estrondoso o silêncio de ONGs internacionais que pululam pelo Brasil a respeito do envio de lixo clandestino da “verde” Alemanha para o Brasil. Não se viu nenhuma manifestação midiática do Greenpeace, por exemplo, em frente aos consulados ou à Embaixada alemães. Talvez porque a ONG esteja muita ocupada com o petróleo.