Colônia

O resultado do incremento das relações comerciais entre México e Estados Unidos depois da implantação do Nafta oferece esclarecedor aperitivo sobre o que representaria a criação da Alca para o Brasil. Nos últimos 20 anos, as exportações do México aumentaram 822%. Só que, no mesmo período, as importações do país deram um salto de 1.025%. Ou seja, para cada ano das últimas duas década, a corrente de comércio (exportações mais importações do país) produziu um déficit de 20 pontos percentuais por ano.

Neocolônia
Registre-se ainda que esse déficit refere-se apenas à balança comercial. Se forem incluídas as transações financeiras, o grau de dependência do México do Grande Irmão do Norte é incalculável.

Fachada
Apontado, depois da quebra da Argentina, como principal paradigma do neoliberalismo na América Latina, o Chile não tem apenas senadores biônicos a macular sua democracia relativa. Somente ontem, mais de dez anos após o fim oficial da ditadura de Pinochet, o presidente Ricardo Lagos revogou a censura ao cinema.

Mico à vista
Apontados como nova coqueluche do mercado financeiro, os fundos de investimentos indexados à variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) foram fechados por seus administradores. O último a impedir o acesso de novos cotistas foi o da Caixa Econômica Federal (CEF). Com o IGP-M até novembro ultrapassando os 23%, somente se a equipe econômica tiver vocação suicida imprimirá papéis atrelados ao índice. Com a redução da oferta e o fechamento dos fundos, não será surpresa para esta coluna se alguma engenharia financeira, tipo marcação a mercado, imponha forte deságio ao detentores do papel.

Verbas
A governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, estará hoje em Brasília para garantir recursos para o município de Angra dos Reis, em estado de calamidade pública após ser atingido por fortes chuvas nos últimos dias. A governadora conseguiu chegar à cidade somente segunda à noite, devido à obstrução das estradas e ao mau tempo. Até o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, ligou dos Estados Unidos, preocupado com o desastre, que provocou a morte de 37 pessoas.

Ajuda
A Legião da Boa Vontade está recebendo doações de alimentos não perecíveis, água mineral, roupas e utensílios para serem distribuídos em Angra dos Reis, onde 1.500 pessoas estão desabrigadas por causa da chuva que castigou o município fluminense. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (21) 2501-0247.

Prenúncio
A greve dos empregados da Light, distribuidora de energia elétrica de parte do Estado do Rio, será assunto de uma mesa de entendimento entre os trabalhadores e a direção da empresa, hoje, às 14 horas. O mediador será o delegado regional do Trabalho. Nas negociações até aqui, a Light quer acabar com a cláusula da estabilidade no emprego, existente no acordo coletivo, como condição para negociar as demais. O sindicato dos empregados teme mais de 600 demissões. Associado à quase suspensão dos serviços de manutenção, o corte de pessoal poderá trazer novos apagões, principalmente nestes meses de mais consumo de energia e tempestades.

Família Cardoso
Comovente a intenção do presidente FH de juntar boa parte da família em sua última viagem a Nova York. Além de dona Ruth, duas filhas e três netinhos, sobrou uma vaguinha até para Regina Duarte, que, pelo visto, tem medo de Lula, mas não de avião. Mais família impossível, mas quando o então presidente José Sarney promoveu um convescote desses em Paris, apanhou mais boi ladrão.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPetrobras vigiada pela SEC
Próximo artigoControle externo

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

‘Imortal: Arte, Alma e Futuro’ nesta 5ª feira

Autora do monumento em homenagem a Ayrton Senna expõe 45 peças inéditas no Centro Cultural Correios RJ.

Exposição ‘Enredados’ no Centro Cultural Correios RJ

São seis esculturas e seis pinturas, com 2 metros de altura, abstratas e com metal naval.

Protestos contra a venda da Reman

O Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro-AM), filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP), entrou com ação na Justiça contra a venda da Refinaria...

Vale e empresa chinesa buscam descarbonização para a siderurgia

A Vale assinou um Memorando de Entendimento ("Memorandum of Understanding”, ou “MoU”, em inglês) com a chinesa Jiangsu Shagang Group Co., Ltd em que...

Semana começa morna na B3, que fecha em queda

A bolsa de valores de São Paulo, a B3, operou nesta segunda-feira com bastante volatilidade e acabou encerrando no negativo. “Estamos no início da...