De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de alimentação – food service registrou um crescimento de 17,9% em 2023, conquistando o melhor resultado dentre os demais classificados pela entidade. Entre os motivos que impulsionaram este movimento, estão os novos modelos de negócio que exploram tanto o físico quanto o digital, a continuidade da venda por delivery como faturamento incremental, formatos focados em conveniência que trazem melhorias na eficiência e nos processos, as tecnologias utilizadas com foco em aumento da produtividade e à alta do tíquete médio.
Pesquisa da Galunion intitulada “Tendências do Ecossistema de Foodservice”, com base no ano de 2023, apontou que 64% afirmaram estar com desempenho superior ao faturamento de um ano atrás, 30% igual ao faturamento de um ano atrás e 3% inferior ao faturamento de um ano atrás.
“No último levantamento que fizemos neste ano, pudemos ver uma recuperação do setor. Quando questionamos como foi o resultado financeiro dos negócios em food service em 2023 até o momento, ou seja, entre meados de outubro e início de novembro, 87% afirmaram estar com lucro, 12% próximo a zero e 1% no prejuízo. Além disso, 74% avaliam que o resultado será melhor que 2022, 20% ser igual e 3% pior que o ano anterior”, revela a fundadora e CEO da Galunion, Simone Galante.
Além disso, ainda de acordo com a ABF, o volume de microfranquias cresceu 87% entre 2021 e maio de 2023, passando de 322 para 604 marcas. A expansão das microfranquias foi tão acelerada que hoje o modelo representa 44% do total de marcas franqueadas Entre os setores mais promissores estão as franquias de educação, beleza e estética, alimentação e serviços de saúde.
Ainda segundo a entidade, o mercado de franquias no Brasil consolidou sua recuperação e voltou a crescer em 2023, com o faturamento atingindo R$ 240,661 bilhões, variação nominal 13,8% em relação a 2022 e, portanto, acima das projeções que apontavam um crescimento entre 9,5% e 12%. Em relação a 2019 (pré-pandemia), o crescimento foi de 28,9%. Dentre outros fatores, este desempenho foi alavancado pelo forte resultado no quarto trimestre de 2023, no qual o setor registrou um crescimento nominal no faturamento de 14,2% (R$ 63,8 bilhões para R$ 72,878 bilhões).
O número total de operações no Brasil atingiu 195.862, 6,2% a mais do que no ano anterior. Novas marcas continuam a adotar o franchising como plataforma de negócios, com um total de 3.311 redes de franquia identificadas (crescimento de 7,6%), um recorde no histórico de pesquisas da ABF. Com isso, o setor totalizou 1.701.726 empregos diretos (expansão de 7,1%), outro recorde.
Além da melhora do quadro macroeconômico (inflação menor, retomada do emprego e PIB positivo), a associação atribui este desempenho às melhores práticas e aprendizados aprimorados nos últimos anos (tanto em relação a processos, como no relacionamento com consumidores e dentro da rede), ao avanço da digitalização em várias frentes (a realização de negócios totalmente online já faz parte do dia a dia das franquias), à omnicanalidade e à adoção de novos formatos, em um ambiente de atividades e hábitos presenciais (e híbridos) consolidado, com destaque para eventos e a retomada do turismo.
A taxa média de abertura de novas operações na amostra alcançou 17,3% no ano passado – ante 14,9% em 2022 – e 5,9% das operações fecharam (um pouco menos do que no ano anterior, que foi de 6%), resultando num saldo positivo de 11,4%, acima dos 9,8% de 2022. Já os repasses no período quase dobraram, passando de 2,5% em 2022 para 4,3% em 2023.
O volume de redes de franquias no país em 2023 aumentou acima da projeção da ABF. De acordo com o levantamento da entidade, a indústria do franchising nacional totalizou 3.311 marcas, alta de 7,6%. O índice é quase o dobro do crescimento projetado pela entidade, que foi de 4%. Com isso, a média de unidades por rede foi de 59.
Tendo em vista a expansão do volume de unidades e de redes, o setor de franquias segue empregando diretamente mais pessoas. De acordo com o balanço do franchising em 2023, o número de trabalhadores diretos subiu de 1.589.276 para 1.701.726, um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior. O levantamento também aponta que cada unidade de franquia gera, em média, nove empregos diretos.
Matéria atualizada às 14h35, com dados sobre vagas abertas
Leia também:
Brasil tem mais empresas ativas do que trabalhadores com carteira assinada
MPEs serão o motor da economia neste ano; para o Sebrae, volume de pequenos negócios que registraram melhora no faturamento cresceu em 2024
Sedãs e SUVs médios: os modelos mais rentáveis de janeiro entre seminovos
Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados mostrou que, na análise geral, houve desaceleração no ritmo de vendas, mas recuperação da margem bruta de lucro
Reduflação corrói em 3,78% o poder de compra do brasileiro
Impacto da reduflação é sentido diretamente no bolso do consumidor, que paga o mesmo valor por menos produto.
CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas
CPI terá até 1º de abril para concluir os trabalhos
Haddad: inflação entre 4% e 5% é relativamente normal
Ministro participou de conferência do FMI na Arábia Saudita
Dívidas de estados e municípios pagas pela União somam R$ 556 milhões
Valores se referem ao mês de janeiro; o total dos valores suspensos atingiu R$ 1,90 bilhão