De acordo com pesquisas realizadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, o comércio digital parece ganhar cada vez mais protagonismo no país. Os dados indicam que 77% das pessoas compraram pelo menos uma vez em sites internacionais em 2023, seja pela variedade, raridade ou preços mais baixos.
Além das compras internacionais, 54% dos entrevistados adquiriram algum produto ou serviço digital no mesmo período.
“A pesquisa nos mostra que 32% dessas compras são de cursos online, e-books, livros e apostilas. Trata-se de uma busca por capacitação e aperfeiçoamento crescente. Se olharmos as motivações dessas compras, estão o desenvolvimento pessoal, profissional e o aumento de renda. Entendemos, portanto, que é preciso aumentar a oferta de formas de qualificação”, afirma Weslei Lima, gestor da plataforma Mercado Topográfico.
Outro dado apresentado é que 86% dos entrevistados responderam que utilizaram um aplicativo para efetuar compras, sendo a praticidade, rapidez, preços, ofertas e o acesso ao celular os principais motivos.
Já o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, da Conversion apontou que no último mês, o comércio eletrônico nacional registrou tráfego de 2,5 bilhões, refletindo uma queda de 5,8% em relação a julho, marcando a quarta redução do ano. No entanto, apesar dessa retração geral, três setores se destacaram com resultados positivos em agosto: cosméticos (1,6%), joias e relógios (0,7%) e esportes (0,4%).
Como observado, o setor de cosméticos apresentou o maior avanço. Entre os 18 segmentos analisados pelo relatório, as plataformas de beleza e perfumaria foram as únicas a mostrar crescimento contínuo nos últimos cinco meses. De abril a agosto deste ano, o varejo online de cosméticos cresceu 10,1%, conquistando 9,6 milhões de novos visitantes e totalizando cerca de 104,3 milhões em tráfego.
Esse avanço da indústria cosmética nacional alcançou seu auge em 2023. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal (Abihpec), no ano passado, a balança comercial brasileira recebeu seu maior valor até agora, um superávit de US$ 80,8 milhões.
O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo. Consumo que pode estar atrelado à busca por bem-estar, autocuidado e à forte influência de tendências virais nas redes sociais, que moldam o comportamento dos brasileiros. Ainda segundo o levantamento, os produtos de perfumaria e cosméticos são acessados majoritariamente pelo celular. Com 74% de tráfego, usuários preferem navegar por varejo digital de beleza em seus dispositivos móveis, por sua vez, 14% dos acessos são via aplicativo e 12% por desktop.
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