Uma missão comercial a Argel, capital da Argélia, foi realizada após a abertura de mercado do país para a carne de frango brasileiro, que ocorreu semana passada. A viagem teve início no domingo e termina hoje e foi organizada pelo Ministério das Relações Exteriores em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).
A missão ocorreu graças à abertura do mercado de carne de frango do Brasil ao país, e há também a discussão sobre a abertura do mercado para carne bovina. “A ideia foi vir aqui para o Brasil se posicionar no mercado, e entendo que foi muito bom. Houve reuniões, um seminário na Câmara Argelina de Comércio e Indústria (Caci) e rodadas de negócios” contou a diretora de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Fernanda Baltazar, que participou da viagem.
“A Câmara Árabe participou, entendendo a importância desse momento. Fomos convidados pelo embaixador do Brasil em Argel, Flavio Marega, e tivemos uma reunião com a Caci para discutir o retorno de uma parceria, nós já tínhamos um memorando de entendimento assinado com a câmara local, então a ideia foi discutir oportunidades pensando em um plano de trabalho para 2024, tanto para o mercado brasileiro de diferentes setores se posicionarem aqui no mercado da Argélia, por meio de parcerias e cooperação, quanto a via contraria também”, declarou Fernanda.
A diretora também se reuniu com o diretor-geral da Aduana da Argélia e um grupo técnico para falar sobre o Easy Trade, a plataforma de Blockchain da Câmara Árabe, e as possibilidades de integração do país.
“Eles gostaram bastante, a ideia é que tenhamos novas tratativas e apresentações técnicas para verificar as possibilidades”, disse.
“Fora isso, o mercado da Argélia está se reposicionando, tem oportunidades tanto para o agro, a proteína animal, como para outros setores, como automobilístico e de cosméticos. A última missão que a Câmara Árabe realizou aqui foi em 2018 e contou com diferentes setores, então é um momento de retomada. A missão foi muito mais para entender esse novo momento, colocando que o mercado da Argélia é importante e existem diferentes possibilidades de parceria e de comércio entre os países para uma diversificação de mercado”, concluiu.
O presidente da ABPA, Ricardo Santin, escreveu em uma rede social que esteve em Argel em diversos encontros com autoridades e lideranças do comércio argelino em uma ação organizada pela embaixada do Brasil em Argel.
“O elevado interesse e total abertura que experimentamos em todas as conferências nas quais participamos deixou claro que a nova porta aberta pela diplomacia brasileira deverá proporcionar ainda mais representatividade para o Brasil em seu papel no apoio à segurança alimentar das nações”, disse no post.
“Ao final, a expectativa que fica é que estamos diante de mais uma importante parceria construída pela alta capacidade diplomática do Brasil, que deverá proporcionar ampla oferta de alimentos ‘made in Brazil’ para as famílias argelinas, e mais receita e desenvolvimento para os polos de produção do nosso país” concluiu.
Agência de Notícias Brasil-Árabe
Leia também:
Dilma continua à frente do Banco do Brics por mais cinco anos
Informação é confirmada por Gleisi Hoffman após aprovação da Rússia
Fechamento de consulados dos EUA pode dificultar emissão de vistos de brasileiros
Em 2024, o número de vistos emitidos totalizou 1,151 milhão.
Sul global tem papel decisivo na nova ordem financeira internacional
Fórum de Financiadores do Sul Global 2025 divulga consenso da comunidade financeira por inclusão e justiça
Brasil dá salto no ranking da felicidade no governo Lula
Países da Escandinávia lideram ranking da felicidade da ONU; Brasil pula do 44º para 36º lugar, enquanto EUA ficam na sua pior posição.
Comissão Europeia recebe denúncia de violação do direito nos processos de cidadania italiana
Alteração na legislação impôs nova taxa para processos judiciais de reconhecimento à dupla cidadania
UE descobre que Alphabet violou regras digitais por meio de serviços do Google
Empresa pode sofrer com multas altíssimas.