Com pandemia, comércio eletrônico cresceu 70% no ano

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E-commerce (Foto: Pixabay/CC)
E-commerce (foto Pixabay/CC)

De acordo com levantamento da BigDataCorp, as lojas virtuais cresceram 70% em relação a 2019 e hoje totalizam 1,6 milhão. O comércio eletrônico já representa mais de 10% do total de sites ativos no país. O estudo mostra que os marketplaces – lojas que vendem por meio de e-commerces de terceiros – alcançaram o patamar de 200 mil lojas, correspondente a um incremento de 120% na comparação com 2019.

Neste ano, mais de 60% das lojas virtuais fizeram promoções de Black Friday dois meses antes da data oficial.

Já levantamento da Nuvemshop mostra que pequenas e médias empresas faturam R$ 132 milhões com o comércio eletrônico no mês do Natal: o valor total de vendas dos clientes (GMV) foi 220% maior do que os R$ 41 milhões faturados entre 1º e 25 de dezembro do ano passado.

O volume de pedidos também registrou aumento similar, de 250%, crescendo de 179 mil para mais de 626 mil pedidos. Em contrapartida, houve uma queda de 9% no valor do tíquete médio, que era de R$229 no ano passado e, este ano, foi calculado em R$209. Entre as categorias de destaque e que são muito procuradas nesse período estão presentes, com crescimento de 83% no volume de pedidos, brinquedos, com 89% e saúde e beleza, com 83%.

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“Desde março, já estávamos prevendo um salto no universo do e-commerce. Para se ter uma ideia, logo no início da pandemia a penetração das vendas virtuais no varejo subiu de 6% para 12%. E essa nova tendência resultou em uma Black Friday histórica, onde atingimos, em uma única semana, um faturamento (GMV) superior a R$ 60 milhões”, afirma Alejandro Vázquez, CCO e cofundador da Nuvemshop.

“Para este mês, já prevíamos um Natal recorde e os resultados superaram as nossas expectativas. E nós, como um dos principais players de negócios online do País, temos o compromisso de continuarmos rompendo a barreira do empreendedorismo para potencializarmos, ainda mais, histórias de sucesso junto aos lojistas.”

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