Foto aérea tirada em 25 Nov, 2021 mostra funcionários inspecionando uma estação de energia fotovoltaica (PV) no telhado de um depositório de trens de metrô em Hefei, Província de Anhui, leste da China. (Xinhua/Zhuang Duan)
Beijing, 29 Nov (Xinhua) — O terceiro Fórum de Negócios de Energia China-Rússia começa nesta segunda-feira, o evento é acessível para participantes online e offline com sub-locais do evento em Beijing e Moscou.
O volume de comércio de gás natural, carvão e eletricidade entre China e Rússia tem crescido de forma constante, desempenhando um papel positivo no sustento do abastecimento de energia da China, de acordo com a Administração Nacional de Energia (ANE), planejador principal de energia da China.
Nos primeiros três trimestres deste ano, o comércio de energia China-Rússia atingiu 34,9 bilhões dólares, representando 34,3% do comércio bilateral total. O volume de comércio de gás natural e carvão entre os dois países aumentou mais de 60% ano-a-ano enquanto o comércio de eletricidade aumentou 1,4% ano-a-ano com o volume total de 2,38 bilhões kWh, mostram os dados.
O comércio de eletricidade entre China e Rússia aumentou para 1,64 bilhão kWh no quarto trimestre a partir dos 700 milhões kWh planejados originalmente, o valor esperado total anual é de 4 bilhões kWh, um aumento de quase um terço ano-a-ano.
As duas nações também cooperaram em projetos de energia como Usina Nuclear Tianwan e Usina Nuclear Xudabao, que estão em obras no momento.
Além disso, empresas de ambos os lados se engajaram ativamente nas cooperações industriais como indústria química de óleo e gás, geração de energia a gás natural, energia renovável e inovação tecnológica.
Leia também:
Fórum de Mídia da Internet China-Rússia fortalece a cooperação