Começam mudanças e restrições no trânsito do Rio para os Jogos Olímpicos

93

A Prefeitura do Rio de Janeiro começou a implantar hoje restrições e alterações em vias da cidade, com o objetivo de melhorar o trânsito durante as Olimpíadas e facilitar o deslocamento de delegações. A circulação para caminhões, por exemplo, ficou mais restrita em vias como a Avenida Brasil.
Os caminhões estão proibidos de circular das 6 às 10h e das 17 às 21h, nos dias úteis, na Avenida Brasil, entre Realengo e a Avenida Francisco Bicalho. Também há restrição da circulação de caminhões em várias ruas do Centro e das zonas Sul, Norte e Oeste.
No Centro e zona Sul, a circulação nessas ruas determinadas está proibida nos dias úteis das 6 às 21h, e aos sábados, das 6 às 14h. Nas zonas Norte e Oeste, a proibição vai das 6 às 11h e das 17 às 21h nos dias úteis e das 6 às 14h, nos sábados.
As restrições nessas vias já existem, mas a prefeitura ampliou o horário da proibição de circulação em algumas dessas áreas. A multa é de R$ 1.500 para quem desrespeitar as restrições.
Para os veículos individuais de passeio também há restrições. A partir de hoje, volta a valer a proibição de circulação nas faixas seletivas da Avenida Brasil. Agora, em vez de uma faixa, há duas seletivas em cada sentido da via. A infração é gravíssima e a multa tem o valor de R$ 191.
O acesso à Ilha do Fundão está permitido apenas a usuários da cidade universitária e à família olímpica, na parte da tarde, a partir de hoje. A Ponte do Saber também ficará fechada, nos dias úteis, das 6 às 15h.
Na Linha Amarela, a restrição do tráfego de caminhões começa na próxima segunda-feira (25). Esses veículos estarão proibidos de circular das 6 às 11h e das 17 às 21h, nos dias úteis, e das 6 às 14h, nos sábados. O funcionamento da faixa reversível no horário da manhã será cancelado.
De 25 de julho a 22 de agosto, nos dias úteis, alguns acessos para a Linha Amarela ficarão fechados no horário manhã (6 às 10h) no sentido Fundão (1A, 2, 3, 4 e 4A). Já o acesso 8, no sentido Barra ficará fechado das 15 às 21h, também nos dias úteis.

PM vai reforçar segurança com mais 1,3 mil homens – Mais 1,3 mil praças da Polícia Militar vão reforçar o patrulhamento nos Jogos Olímpicos Rio 2016, que começam no dia 5 de agosto. Os novos PMs estão em treinamento no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), no bairro da Sulacap, zona oeste do Rio. Parte do efetivo atenderá à Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo.
Para o período olímpico, a Baixada Fluminense receberá reforço de 400 policiais militares por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS). Todos os batalhões da região devem contar com aproximadamente 60 agentes, exceto o de Mesquita, que terá o maior contingente (160 policiais), por atender a maior região da Baixada.
A medida, publicada no Boletim da Polícia Militar em 14 de julho, inclui o 34° BPM (Magé) no RAS Olímpico, além de ampliar de 30 para 40 o número de policiais em Niterói e colocar mais 20 agentes em São Gonçalo, ambos municípios da Região Metropolitana do Rio.
Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse hoje (18) que conversou com os comandantes dos batalhões que o informaram de suas necessidades.
– No futuro, após a formatura dos 1,3 mil praças, parte desse efetivo será destinada a essa região – afirmou Beltrame.
Os praças vão usar apenas cassetetes e estarão sempre acompanhados de um sargento. Modelo semelhante já havia sido adotado na Copa do Mundo de 2014.

Com informações da Agência Brasil

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui