Na madrugada de ontem, dia do trabalhador rural e de mobilizações, um trabalhador foi assassinado e mais nove ficaram feridos em violenta desocupação no município de Ocara, a 96 quilômetros de Fortaleza, no Ceará. Cerca de cem famílias estavam no acampamento há três meses e a área já havia saído o resultado de que a área era improdutiva.
Em Pernambuco, foram recebidas à bala 110 famílias que ocupavam a Fazenda Pedra Bonita, em São José do Belmont, Sertão do Pageú (Pernambuco). Oito pessoas foram atingidas. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está reivindicando, há muito tempo, a vistoria dessa fazenda com mais de 2 mil hectares de terra. O Incra, porém, só chega depois do conflito, reclamam os sem-terra.
Imagem
Impressiona pela fartura de material de propaganda a campanha de Sérgio Zveiter, ex-secretário de Garotinho, candidato à Prefeitura de Niterói. Quem passa pela cidade vizinha ao Rio de Janeiro não tem como não reparar na profusão de galhardetes, cartazes e outdoors – muito superior ao franco favorito Jorge Roberto Silveira, candidato à reeleição com apoio de ampla gama de partidos. Zveiter aparenta estar com um fôlego financeiro muito superior ao da maioria dos candidatos da Capital que, à exceção talvez de Conde, tocam suas campanhas nas ruas com minguados recursos.
Ferreiro
A Kombi n° 26341, do Serviço Público Estadual, rodava ontem, às 14h, a mais de 90 km/h pela Ponte Rio-Niterói. Não conseguia ir mais rápido porque alguns motoristas insistiam em respeitar o limite de velocidade, que é de 80 km/h. Na porta, a identificação do órgão ao qual o veículo pertence: Detran.
Segurança
Frase inscrita por um gaiato em uma abandonada cabina da PM em Piratininga, Região Oceânica de Niterói: “Passa-se o ponto”
Fundamental
O deputado federal Vivaldo Barbosa (PDT-RJ), reafirmou ontem o desafio que os partidos de oposição têm pela frente: convencer a bancada da situação no Congresso a instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a participação do ex-secretário da Presidência, Eduardo Jorge, no desvio de verbas do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo, que está inacabado. “As falcatruas no desvio de verbas do TRT-SP já foram comprovadas pela CPI do Senado. A instalação de uma nova CPI é o único caminho possível para comprovar ou não a participação de Eduardo Jorge com o desvio de verbas e a sua ligação com o ex-presidente do TRT, Nicolau dos Santos Neto, que se encontra foragido da Justiça”.
Não é bandido
Da coleção de pérolas do ministro José Gregori, da Justiça, ao tentar explicar porque acredita que a Polícia Federal prenderá, em breve, o foragido Nicolau dos Santos Neto: “Ele não é nenhum facínora, nem um bandido que está habituado a se esconder desde a adolescência”. Com uma acusação dessas, o juiz Lalau não precisa nem de advogado de defesa.