

Beijing, 3 fevereiro (Xinhua) — O volume anual de comércio em serviços da China superou US$ 1 trilhão pela primeira vez no ano passado, demonstrando potencial significativo para um crescimento ainda maior.
O valor acomulado de importação e exportação de serviços atinjiu uma alta recorde de 7,5 trilhões de yuans (cerca de 1,05 trilhões) em 2024, saltando 14,4% ano a ano, de acordo com os dados mais recentes do Ministério do Comércio.
As exportações cresceram 18,2% em relação ao ano anterior e as importações cresceram 11,8%, de acordo com a pasta.
Impulsionado pelas tendências globais de digitalização, avanço de tecnologias inteligentes e desenvolvimento verde, o comércio de serviços da China cresceu em escala, sua estrutura foi otimizada ainda mais e sua competitividade internacional foi aprimorada em 2024, disse Li Jun, pesquisador da Academia Chinesa de Comércio Internacional e Cooperação Econômica do ministério.
Ele observou que a flexibilização e a otimização abrangentes da política de trânsito sem visto da China desempenharam um papel importante no aumento do turismo interno no último ano.
A nova política, amplamente bem recebida, provocou o surgimento da “China Travel”, uma hashtag popular nas mídias sociais em que muitos viajantes compartilham suas experiências na China, com um número cada vez maior de turistas internacionais sendo atraídos pelos marcos culturais do país, pela natureza e pelas caminhadas pela cidade.
A “China Travel” está crescendo rapidamente, e espera-se que esse crescimento impulsione ainda mais o comércio de serviços do país, além de ajudar a impulsionar o setor global de viagens rumo à recuperação e prosperidade contínuas, disse Li.
As plataformas e o conteúdo cultural digital da China estão ganhando força significativa no exterior, disse Li, observando a popularidade do videogame chinês “Black Myth: Wukong”, a distribuição de filmes e dramas de TV chineses de alta qualidade em plataformas de streaming no exterior, como Netflix e YouTube, e o fato de que a literatura chinesa na Internet está influenciando um número cada vez maior de leitores internacionais.
O governo chinês divulgou uma diretriz sobre promover o desenvolvimento de alta qualidade do comércio de serviços por meio da abertura de alto padrão em agosto do ano passado.
O documento ofereceu um sólido suporte político para o desenvolvimento do comércio de serviços da China, disse Li, pedindo mais esforços para promover a abertura, a inovação e a cooperação internacional no setor.
Observando que a China estabeleceu um sistema nacional de gestão de listas negativas para o comércio internacional de serviços no ano passado, Li sugeriu que o nível de abertura institucional deve ser aprimorado continuamente, que a lista negativa deve ser reduzida gradualmente, conforme apropriado, e que as regras econômicas e comerciais internacionais de alto padrão devem ser alinhadas ativamente.
Ele pediu o lançamento da construção de zonas de demonstração nacionais para o desenvolvimento inovador do comércio de serviços o mais rápido possível.
Para facilitar a inovação, Li pediu que o potencial da digitalização industrial e da transformação digital seja desbloqueado, e que as organizações profissionais que oferecem serviços de finanças, consultoria, design e certificação sejam auxiliadas para aumentar a capacidade das mesmas em fornecer serviços internacionais e acelerar o desenvolvimento de serviços verdes.
A colaboração bilateral, multilateral e regional no comércio digital e no comércio de serviços deve ser ampliada, disse Li, sugerindo que o papel das principais plataformas de exposição deve continuar a ser aproveitado e que os parques de cooperação de comércio de serviços internacionais devem ser desenvolvidos. Fim
Leia também:
-
Desde o 1º Plano Quinquenal, PIB da China cresceu 223 vezes
Relatório de think tanks destaca desenvolvimento no 15º Plano Quinquenal; PIB per capita aumentou 89 vezes de 1952 a 2023.
-
China pretende expandir alcance e fortalecer ‘soft power’
Documento para o 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social propõe mais cooperação e intercâmbio cultural.
-
Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China
Leia na íntegra o Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China, divulgado nesta quinta-feira.
-
Economia da China cresce 5,2% nos 3 primeiros trimestres de 2025
Resultado no terceiro trimestre foi de alta de 4,8%, inferior aos 5,2% do segundo trimestre, mas mostra expansão estável.
-
Tecnologia inédita despolui e recupera lago de 298 km² na China
20º aniversário do conceito ‘águas limpas e montanhas verdes são tão valiosas quanto montanhas de ouro e prata’.
-
Xi’An tem primeira linha de metrô no mundo sem condutor
Além da tecnologia inovadora, sem condutor, o metrô da cidade que tem mais de 3 mil anos mostra arte e poesia nas suas estações.




















