Comércio anual em serviços da China ultrapassa US$ 1 trilhão

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(250202) -- SHANGHAI, Feb. 2, 2025 (Xinhua) -- A French couple Tristan and Anouk Masselin visit Yuyuan Garden area in east China's Shanghai, Feb. 1, 2025. As the Chinese people are celebrating the Spring Festival, or the Chinese New Year, they have been joined this year by an increased number of foreign tourists, who have come to experience Chinese culture following the implementation of a new visa-free transit policy. China continued easing its visa policies in 2024 to boost openness and people-to-people exchange, allowing more foreign travelers and businesspeople to visit the country visa-free. Its latest move was an extension of its visa-free transit policy, which has permitted eligible foreign travelers to stay in the country for 240 hours without a visa. Statistics released by Chinese online travel service giant Trip.com Group show that the volume of travel bookings from foreign tourists to China during the Chinese Lunar New Year holiday grew by 203 percent compared to the same period last year. According to Tujia, a Chinese homestay booking platform, Shanghai's Spring Festival homestay reservations made by foreign tourists more than tripled from last year, and the number of homestays available for foreign guests was up by 30 percent, with many providing English services. Spring Festival, social practices of the Chinese people in celebration of the traditional new year, was added by UNESCO into its list of intangible cultural heritage in December last year. (Photo by Chen Haoming/Xinhua)

O volume anual de comércio em serviços da China superou US$ 1 trilhão pela primeira vez no ano passado, demonstrando potencial significativo para um crescimento ainda maior, de acordo com os dados mais recentes do Ministério do Comércio.

O valor acumulado de importação e exportação de serviços atingiu uma alta recorde de 7,5 trilhões de yuans (US$ 1,05 trilhão) em 2024, saltando 14,4% ano a ano, As exportações cresceram 18,2% em relação ao ano anterior e as importações cresceram 11,8%, de acordo com a pasta.

Impulsionado pelas tendências globais de digitalização, avanço de tecnologias inteligentes e desenvolvimento verde, o comércio de serviços da China cresceu em escala, sua estrutura foi otimizada ainda mais e sua competitividade internacional foi aprimorada em 2024, disse Li Jun, pesquisador da Academia Chinesa de Comércio Internacional e Cooperação Econômica do ministério.

Ele observou que a flexibilização e a otimização abrangentes da política de trânsito sem visto da China desempenharam um papel importante no aumento do turismo interno no último ano.

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A nova política, amplamente bem recebida, provocou o surgimento da China Travel, uma hashtag popular nas mídias sociais em que muitos viajantes compartilham suas experiências na China, com um número cada vez maior de turistas internacionais sendo atraídos pelos marcos culturais do país, pela natureza e pelas caminhadas pela cidade.

A “China Travel” está crescendo rapidamente, e espera-se que esse crescimento impulsione ainda mais o comércio de serviços do país, além de ajudar a impulsionar o setor global de viagens rumo à recuperação e prosperidade contínuas, disse Li.

As plataformas e o conteúdo cultural digital da China estão ganhando força significativa no exterior, disse Li, observando a popularidade do videogame chinês Black Myth: Wukong, a distribuição de filmes e dramas de TV chineses de alta qualidade em plataformas de streaming no exterior, como Netflix e YouTube, e o fato de que a literatura chinesa na Internet está influenciando um número cada vez maior de leitores internacionais. O governo chinês divulgou uma diretriz sobre promover o desenvolvimento de alta qualidade do comércio de serviços por meio da abertura de alto padrão em agosto do ano passado.

Cooperação internacional

O documento ofereceu um sólido suporte político para o desenvolvimento do comércio de serviços da China, disse Li, pedindo mais esforços para promover a abertura, a inovação e a cooperação internacional no setor.

Observando que a China estabeleceu um sistema nacional de gestão de listas negativas para o comércio internacional de serviços no ano passado, Li sugeriu que o nível de abertura institucional deve ser aprimorado continuamente, que a lista negativa deve ser reduzida gradualmente, conforme apropriado, e que as regras econômicas e comerciais internacionais de alto padrão devem ser alinhadas ativamente. Ele pediu o lançamento da construção de zonas de demonstração nacionais para o desenvolvimento inovador do comércio de serviços o mais rápido possível.

Para facilitar a inovação, Li pediu que o potencial da digitalização industrial e da transformação digital seja desbloqueado, e que as organizações profissionais que oferecem serviços de finanças, consultoria, design e certificação sejam auxiliadas para aumentar a capacidade das mesmas em fornecer serviços internacionais e acelerar o desenvolvimento de serviços verdes.

A colaboração bilateral, multilateral e regional no comércio digital e no comércio de serviços deve ser ampliada, disse Li, sugerindo que o papel das principais plataformas de exposição deve continuar a ser aproveitado e que os parques de cooperação de comércio de serviços internacionais devem ser desenvolvidos.

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