“O comerciante carioca está esperançoso com a festa da virada do ano e espera aumento de 3% nas vendas diante do mesmo período do ano passado.” É o que mostrou a sondagem do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas-Rio) junto a 250 comerciantes sobre a expectativa das vendas no final de ano.
“As estimativas que consideram aumento das vendas até 3% são baseadas no aumento do fluxo de turistas no Rio de Janeiro, que vem batendo recorde, e de acordo com dados da Prefeitura pode ultrapassar dois milhões de pessoas para curtir os festejos na praia de Copacabana”, disse Aldo Gonçalves, presidente do CDL-Rio e Sindilojas-Rio.
Segundo os comerciantes ouvidos a virada do ano em Copacabana é um dos principais eventos do Rio e também uma boa oportunidade para o comércio, com a venda de produtos do vestuário e acessórios, tênis, lembranças da cidade, entre outros produtos para tornar a passagem do ano algo memorável.
De acordo com Aldo Gonçalves, a pesquisa apontou um cenário melhor do que ano passado porque o otimismo dos lojistas é maior este ano. “Por isso acreditamos que as vendas de final de ano com o Réveillon podem até superar 3%, dependendo do segmento comercial, ” diz Aldo.
“Todo final de ano é movimentado, principalmente na Zona Sul e Zona Oeste da cidade. Apesar dos problemas, a orla atrai turistas de todos os lugares. Ao lado das atrações para a festa de encerramento do ano, bares, hotéis e restaurantes são muito beneficiados com o fluxo de consumidores. Nesse momento é hora de o comerciante ampliar as vendas, aproveitando os interesses da demanda e os estoques do Natal. Vale considerar para isso as redes sociais, as informações derivadas da IA e as oportunidades com promoções”, conclui Aldo Gonçalves.
Já de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o faturamento de bares e restaurantes em todo o Brasil deve crescer cerca de 20% em dezembro, quando comparado a um mês “comum”.
Outro estudo feito pela entidade também mostrou que, em relação ao mesmo período de 2023, 78% dos empresários esperam aumentar o faturamento. O pagamento do 13º salário e o maior fluxo de clientes, impulsionado pelas férias escolares e confraternizações, são os principais fatores por trás desse otimismo.
Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, o período representa uma oportunidade crucial para muitos negócios.
“Embora 62% dos bares e restaurantes ainda operem sem fazer lucro, o fim de ano traz a chance de reequilibrar as finanças e reduzir prejuízos acumulados. É uma época em que o esforço conjunto de empresários e equipes pode fazer toda a diferença para virar o jogo”, explica.