Comércio de bens se recupera, de serviços fica estagnado

309
Contêineres no porto (Foto: Tânia Rêgo/ABr)
Contêineres no porto (Foto: Tânia Rêgo/ABr)

Liderado pelo comércio de bens, o comércio global se recuperou no último trimestre de 2020, reduzindo seu declínio geral no ano para cerca de 9%, de acordo com o novo Global Trade Update da Unctad publicado nesta quarta-feira.

A agência da ONU destaca que a recuperação no quarto trimestre do ano passado foi desigual e amplamente impulsionada pelo comércio de mercadorias de e para os países em desenvolvimento.

As importações e exportações de bens cresceram cerca de 8% no quarto trimestre. O comércio de serviços, porém, ficou estagnado. Um dos mais afetados pelas medidas de isolamento é o de viagens. Os serviços representam dois terços da produção econômica e mais da metade dos empregos no mundo.

O relatório projeta que o primeiro trimestre de 2021 registrará uma desaceleração na recuperação do comércio de bens (uma queda de 1,5% em relação ao quarto trimestre de 2020) e uma queda adicional para o comércio de serviços (uma queda de 7% em relação ao quarto trimestre de 2020), em grande parte porque de interrupções contínuas no setor de viagens.

Espaço Publicitáriocnseg

Países como China, Suíça, Taiwan, Turquia, Uganda e Vietnã tiveram desempenho de exportação relativamente melhor em 2020, de acordo com a Unctad. Na outra ponta, Colômbia, Nigéria, Arábia Saudita e Venezuela tiveram um desempenho relativamente pior no ano passado.

A recuperação do quarto trimestre de 2020 foi em grande parte impulsionada pelo comércio de bens de e para os países em desenvolvimento, especialmente pelo desempenho muito forte das economias do Leste Asiático.

Na comparação ano a ano, o comércio de bens originários do Leste Asiático cresceu cerca de 12% no quarto trimestre de 2020, com as importações de bens aumentando cerca de 5%, diz o relatório. As exportações de mercadorias originárias da maioria das outras regiões continuaram em queda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui