De acordo com a Pesquisa Abandono de Carrinho 2022, realizada pela Opinion Box, 85% dos consumidores virtuais têm o hábito de desistir das transações nessa fase, sendo que 15% deles fazem isso frequentemente. Segundo o estudo, o principal motivador apontado para a desistência é o valor do frete: 66% dizem que deixam de concluir a transação quando o frete é mais alto do que o imaginado. Outro elemento que prejudica a conclusão da compra é um processo de checkout complicado.
De acordo com o levantamento, 10% dos clientes desistem quando precisam realizar um cadastro no site. A mesma porcentagem diz que abandona o carrinho se a etapa de pagamento for longa ou exigir o preenchimento de muitos dados; e 72% dos consumidores apontaram ainda que, quanto mais rápida a etapa de pagamento da loja virtual, mais chances de conquistá-los como clientes. O estudo mostra também que, nesse processo do checkout, é essencial passar segurança e oferecer o máximo de meios de pagamentos possíveis. O ideal é que as marcas permitam que as pessoas escolham o método que faz mais sentido à realidade delas – seja boleto, cartão de crédito ou débito, carteiras digitais, transferências ou Pix.
Sete em cada 10 consumidores consideram provável retomar a compra após o recebimento de um cupom de incentivo. Já as estratégias de retargeting, ou seja, de exibir anúncios para pessoas que interagiram anteriormente com determinados produtos, são apontadas como eficientes por 40% dos clientes.
Segundo dados da Statista, empresa especializada em dados de consumidores, o Brasil foi responsável por 48,77% do uso de delivery em toda a América Latina em 2020. Para dar conta da demanda dos clientes, 47% dos estabelecimentos adotaram novos canais de vendas, com maior foco, inclusive, no WhatsApp e nos aplicativos de entregas.
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