Ao longo da Black Friday 2024, enquanto os consumidores aproveitaram promoções irresistíveis, os fraudadores também tiraram proveito da onda de compras para atacar com mais intensidade e sofisticação. De acordo com dados da Signifyd, categorias como luxo, beleza e moda registraram aumentos importantes nas tentativas de fraudes.
O setor de beleza registrou um aumento de 43% em tentativas de fraude no decorrer do Cyber Weekend (sexta, sábado e domingo), em comparação com o ano passado. Em moda, o volume de fraudes cresceu na sexta-feira, mas diminuiu nos dias seguintes. Já no setor de luxo, o aumento nas tentativas de fraude chegaram a picos de 3.5x em comparação com o ano anterior durante a Black Week.
Ainda segundo o levantamento, “os fraudadores aproveitam os momentos de aumento no volume de vendas dos e-commerces para que as fraudes passem despercebidas. Segundo, também aproveitam os descontos para conseguir ainda mais vantagens ao fraudar e, terceiro, mas talvez mais importante, investem e diversificam cada vez mais suas ferramentas para cometer fraudes de forma mais rápida e mais eficiente. Para o varejista, isso significa que a corrida para identificar e bloquear essas fraudes nunca foi tão urgente.”
Os números observados na Black Friday se tornam informações valiosas para os varejistas durante o ano inteiro, mas que tomam proporções mais significativas durante picos de vendas. Por exemplo, luxo, beleza e moda foram as categorias mais visadas ao longo da Black Friday 2024, justamente pelo alto valor dos produtos e pela sua facilidade de revenda.
“As tentativas de fraude por todo o tempo de alta temporada de vendas mostram esquemas cada vez mais rápidos, organizados e audaciosos. Períodos de grande movimentação no comércio eletrônico são especialmente visados por fraudadores devido ao aumento significativo no volume de transações. O segredo para manter a rentabilidade é adotar uma abordagem antifraude proativa e instantânea”, afirma Gabriel Vecchia, diretor comercial da Signifyd.
Enquanto as marcas se concentram em aumentar suas vendas, os fraudadores estão prontos para atacar. O que diferencia os negócios que têm sucesso em combater fraudes daqueles que enfrentam grandes perdas é a capacidade de reagir rapidamente, evoluir constantemente e garantir a proteção de receitas.
“O e-commerce não pode demorar ou titubear na identificação das fraudes; nem deve carregar essa responsabilidade sozinho. O uso adequado da tecnologia não só oferece a capacidade de bloquear tentativas fraudulentas em tempo real, mas também de garantir que os prejuízos causados pela fraude não afetem a saúde financeira do e-commerce; na terceira geração de soluções antifraude, isso se torna responsabilidade do provedor”, completa.
Já segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, outubro de 2024 foi o segundo mês com o maior número de tentativas de golpes evitados no país, registrando o total de 1.055.272. Os dados representam aumento de 15% quando comparado ao mesmo período de 2023. Na visão por tipos de ocorrência, “inconsistências nas informações cadastrais” foi a que registrou a maior participação (58,1%).
Na visão por setores das fraudes evitadas em outubro, bancos e cartões foi o segmento em que houve mais registros (52,8%) e varejo o segmento com a menor recorrência (1,9%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em julho (33,4%).
Ainda segundo os dados de outubro do Indicador, os estados com maior concentração de tentativas de fraude evitadas em julho foram do Sul e Sudeste. No detalhamento por variação anual, o indicador mostra que houve aumento das diligências evitadas em todas as unidades federativas, com destaque para Mato Grosso com o maior (23,5%) e o Amazonas com o menor (14,0%). Além disso, o mês de outubro teve, em média, 4.480 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no Brasil, de acordo com o Indicador. No ranking por UFs, o Distrito Federal liderou, seguido por São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.