Beijing, 13 janeiro (Xinhua) — O comércio exterior da China atingiu um recorde de valor total em 2024, à medida que a segunda maior economia do mundo se consolidou ainda mais sua posição de liderança global no comércio de mercadorias.
O total de importações e exportações de bens do país em termos de yuans atingiu 43,85 trilhões de yuans (cerca de 6,1 trilhões de dólares americanos) no ano passado, um aumento de 5% em relação ao ano anterior, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela Administração Geral das Alfândegas (AGA).
As exportações cresceram 7,1% em termos anuais, para 25,45 trilhões de yuans no ano passado, enquanto as importações aumentaram 2,3%, para 18,39 trilhões de yuans, mostraram os dados.
Numa coletiva de imprensa do governo realizada em Pequim na segunda-feira, o vice-diretor da AGA, Wang Lingjun, disse que o crescimento do comércio exterior da China em 2024 foi relativamente rápido entre as principais economias do mundo.
“A China se tornou um importante parceiro comercial de mais de 150 países e regiões, e o círculo de amigos do país no comércio exterior está ficando maior”, disse Wang.
O referido funcionário que a estrutura de produtos de importação e exportação também foi continuamente otimizada e atualizada no ano passado, com produtos de alta tecnologia registrando bons números de crescimento e um boom em novos tipos de comércio, como o comércio eletrônico transfronteiriço.
Ele disse que as conquistas do comércio exterior do país no ano passado não foram simples e foram o resultado de uma série de políticas incrementais oportunas inovações pelas autoridades centrais, bem como de medidas destinadas a estabilizar o comércio exterior no ano passado.
Ele disse que as autoridades alfandegárias no ano passado introduziram e implementaram 16 medidas para melhorar ainda mais o ambiente de negócios nos portos e facilitar o desembaraço aduaneiro das empresas. Ações especiais para promover a facilitação do comércio internacional também foram tomadas em 20 cidades para criar um ambiente de negócios portuários de primeira classe, orientado para o mercado, baseado em leis e internacionalizado. Fim