Comércio exterior da China mantém resiliência apesar dos ventos contrários

O comércio exterior da China demonstrou resiliência nos primeiros cinco meses de 2025, com o montante de transações comerciais subindo 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado pelos esforços do país para otimizar sua estrutura comercial e estabilizar o crescimento.

48
Foto aérea mostra terminal de contêineres do Porto de Nanjing, na Província de Jiangsu, no leste da China, em 16 de abril de 2025. (Xinhua/Fang Dongxu)
Xinhua - Silk Road

 

Beijing, 9 junho (Xinhua) — O comércio exterior da China demonstrou resiliência nos primeiros cinco meses de 2025, com o montante de transações comerciais subindo 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado pelos esforços do país para otimizar sua estrutura comercial e estabilizar o crescimento.

A taxa de crescimento representou um aumento de 0,1% em comparação com a registrada nos primeiros quatro meses de 2025. O valor total das importações e exportações de mercadorias em termos denominados em yuan (moeda chinesa) atingiu 17,94 trilhões de yuans (cerca de 2,5 trilhões de dólares americanos) no período de janeiro a maio, de acordo com dados da Administração Geral das Alfândegas (AGA) divulgados nesta segunda-feira.

Durante os primeiros cinco meses de 2025, as exportações da China aumentaram anualmente 7,2%, alcançando 10,67 trilhões de yuans, enquanto as importações caíram 3,8%, para 7,27 trilhões de yuans, mostraram os dados.

Espaço Publicitáriocnseg

FORTE RESILIÊNCIA

Lyu Daliang, diretor do Departamento de Estatística e Análise da AGA, disse que o comércio de bens da China manteve “resiliência relativamente forte”, apesar das pressões externas, já que a economia do país manteve sua trajetória de recuperação desde o início do ano.

“Em maio, o comércio exterior da China continuou sua tendência de crescimento, com o ritmo de expansão acelerando notavelmente após as conversas econômicas e comerciais de alto nível entre a China e os EUA (realizadas em Genebra em maio)”, disse a autoridade.

Somente em maio, as importações e exportações totais de bens da China em yuan aumentaram 2,7% em termos anuais. As exportações de bens aumentaram 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as importações caíram 2,1%, de acordo com os dados.

“Diante de uma situação internacional mais complexa e desafiadora, o comércio exterior da China superou dificuldades e resistiu à pressão, mantendo um crescimento estável e demonstrando forte resiliência”, afirmou Wang Xuekun, chefe da Academia Chinesa de Cooperação Comercial e Econômica Internacional do Ministério do Comércio.

Essa resiliência foi sustentada por esforços dedicados para impulsionar o comércio em nível local. Na Província de Jiangsu, no leste da China, o governo provincial prometeu aumentar o financiamento para apoiar a participação dos exportadores em feiras internacionais. Desde o início do ano, ajudou mais de 1.400 empresas a participarem de mais de 120 exposições no exterior.

No Município de Chongqing, no sudoeste da China, veículos de carga transfronteiriços que transportam produtos chineses, como componentes para motocicletas e máquinas agrícolas, podem chegar ao Vietnã em apenas dois dias após a liberação alfandegária em Chongqing.

Graças à pontualidade e flexibilidade de transporte rodoviário, os caminhões de carga transfronteiriços de Chongqing transportaram mercadorias no valor de 5,7 bilhões de yuans nos primeiros cinco meses de 2025, representando um aumento de 4,3 vezes ano a ano.

MELHORIAS ESTRUTURAIS

Os dados da AGA divulgados nesta segunda-feira também mostraram melhorias estruturais contínuas no comércio exterior da China. As exportações de produtos de alta tecnologia apresentaram um forte desempenho nos primeiros cinco meses de 2025, aumentando 6,1% (em dólares americanos) se comparadas aos primeiros cinco meses de 2024, enquanto as exportações de produtos mecânicos e elétricos cresceram 8,1% no mesmo período.

Em termos de parceiros comerciais, a ASEAN continuou sendo o maior parceiro comercial da China no período de janeiro a maio. Durante esse período, o comércio entre a China e a ASEAN totalizou 3,02 trilhões de yuans, um aumento anual de 9,1%.

Durante o mesmo período, o comércio da China com a União Europeia aumentou anualmente 2,9%, alcançando quase 2,3 trilhões de yuans, enquanto o comércio com os Estados Unidos diminuiu 8,1% ano a ano, para 1,72 trilhão de yuans, segundo os dados.

O comércio com os países parceiros da Iniciativa Cinturão e Rota aumentou 4,2%, para 9,24 trilhões de yuans, e o comércio com os países africanos atingiu um recorde, com o volume de comércio China-África aumentando 12,4%, para 963,21 bilhões de yuans durante o período.

Wang afirmou que, diante dos ventos contrários do crescente unilateralismo e protecionismo, a China enfrentará os desafios e tomará diversas medidas para lidar adequadamente com os atritos comerciais e estabilizar o comércio exterior.

Segundo ele, essas medidas incluem o aproveitamento de oportunidades comerciais, diversificando os parceiros comerciais e apoiando os exportadores chineses na exploração do mercado interno por meio de campanhas promocionais e canais como supermercados e plataformas de comércio eletrônico para vender produtos de comércio exterior de alta qualidade.

Wang também enfatizou a necessidade de maior apoio às empresas de comércio exterior, pedindo maiores esforços governamentais para ajudar as empresas a garantir negócios por meio de serviços que colocam compradores e vendedores em contato em grandes exposições comerciais, bem como maior apoio financeiro. Fim

Leia também:

Dados do IVA da China refletem crescimento econômico estável em maio
Cinturão e Rota
Dados do IVA da China refletem crescimento econômico estável em maio

Beijing, 13 de junho (Xinhua) — Os dados de faturamento do imposto sobre valor agregado (IVA) da China divulgados pela Administração Tributária Estatal nesta sexta-feira indicam que a economia chinesa permaneceu estável em maio, com forte impulso na manufatura, inovação e setor privado. A indústria manufatureira continuou sendo um importante estabilizador econômico, respondendo por 30,1% […]

Desbloquear o consumo é fundamental para sustentar o crescimento da China, diz Banco Mundial
Cinturão e Rota
Desbloquear o consumo é fundamental para sustentar o crescimento da China, diz Banco Mundial

Beijing, 13 de junho (Xinhua) — Liberar o potencial de consumo ajudará a sustentar o crescimento econômico na China, de acordo com um relatório do Banco Mundial publicado em Beijing nesta sexta-feira. O apoio político ajudou a impulsionar o consumo na China e estimulou um aumento nas vendas de imóveis nas principais cidades, com a […]

Maior centro de arrendamento de navios da China continental atinge a marca de 1.000 embarcações
Cinturão e Rota
Maior centro de arrendamento de navios da China continental atinge a marca de 1.000 embarcações

Tianjin, 12 junho (Xinhua) — Uma cerimônia de assinatura foi realizada nesta quarta-feira para o 1.000º navio arrendado através da Zona Portuária de Livre Comércio de Dongjiang (DFTP, sigla em inglês), no Município de Tianjin, norte da China. Como o maior centro de financiamento e aluguel de navios do continente chinês, a DFTP agora ingressa […]

China registra aumento nas viagens de passageiros em 2024
Cinturão e Rota
China registra aumento nas viagens de passageiros em 2024

Beijing, 12 junho (Xinhua) — A China registrou um aumento de 5,4% nas viagens inter-regionais de passageiros em 2024, com a atividade de transporte se recuperando continuamente no país, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira. No ano passado, essas viagens na China somaram 64,6 bilhões, sendo 4,3 bilhões por ferrovias, 59,3 bilhões por rodovias e […]

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui