Um guindaste carrega contêineres no Porto de Erenhot, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, em 11 de abril de 2020. (Xinhua / Lian Zhen)
HOHHOT, 8 Jan (Xinhua) – O volume de comércio exterior da Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, atingiu mais de 112 bilhões de yuans (cerca de 17,6 bilhões de dólares americanos) de janeiro a novembro de 2021, um aumento anual de 17,2%, informou o departamento de comércio regional na sexta-feira.
As importações da região nos primeiros 11 meses de 2021 alcançaram um valor de cerca de 69,2 bilhões de yuans, um aumento anual de 8%, enquanto suas exportações aumentaram 36% ao ano, chegando a 42,9 bilhões de yuans.
Os principais produtos de exportação incluíam compostos de oxiamino, aço e veículos de carga; e as principais commodities importadas foram minério de cobre, leite e creme, toras e fertilizante de potássio.
Durante este período, a exportação de produtos mecânicos e elétricos, e produtos de alta tecnologia cresceu rapidamente, com o valor das exportações alcançando 7,2 bilhões de yuans e 6,8 bilhões de yuans, um aumento anual de 80,6% e 62,2% respectivamente.
Os setores privados da região tiveram um desempenho excelente no comércio exterior de janeiro a novembro de 2021. Seu volume total de comércio exterior saltou para 73,2 bilhões de yuans, um aumento anual de 12,8%, respondendo por 65,3% do volume total do comércio exterior da região.
O volume total de importação e exportação com a Mongólia e a Rússia, os principais parceiros comerciais da Mongólia Interior, atingiu 46,6 bilhões de yuans. Fim