O movimento do varejo físico brasileiro apresentou crescimento de 3,8% em 2024, conforme apontou o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, que mostrou manutenção no ritmo de crescimento em relação ao observado em 2023.
“O crescimento de 3,8% no comércio físico brasileiro em 2024 é um indicativo da adaptação do mercado varejista às condições econômicas atuais. Apesar dos desafios impostos ao setor para uma gestão eficiente, especialmente no último semestre com o aperto monetário, o forte desempenho do mercado de trabalho e a elevação no nível da renda deram suporte para confiança renovada dos consumidores e, consequentemente, a demanda seguiu bastante aquecida”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
Combustíveis e lubrificantes foi o segmento que teve o maior avanço do ano (7,4%), seguido por veículos, motos e peças (6,9%) que, conforme explica Camila Abdelmalack, “esse grupo foi positivamente impactado pelo aumento nas concessões de crédito no ano passado. Segundo dados do Banco Central, a concessão de crédito para pessoa física na modalidade aquisição de veículos subiu 36,3% na comparação acumulada entre janeiro e novembro de 2024 com mesmo período em 2023”, finaliza.
Já a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) analisou os dados da última Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. Os estabelecimentos fluminenses apresentaram alta de 5,3% nas vendas do mês de novembro, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foi o 17º mês consecutivo em que os supermercados apresentaram crescimento das vendas, “o que significa que há mais de um ano e meio os supermercados do Estado do Rio ampliam suas receitas todos os meses. O resultado de novembro foi, ainda, superior ao observado no mesmo mês do ano passado (4,2%)”, diz a entidade.
O desempenho positivo do setor de supermercados (5,3%) impediu a queda do varejo do estdo, cujas vendas ficaram no mesmo patamar de novembro de 2023 (0%). Já são 17 meses seguidos que os supermercados do Rio apresentam crescimento das vendas acima da média do varejo estadual.
Segundo a consultoria econômica da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), no acumulado do ano até novembro, as vendas dos supermercados fluminenses cresceram 5%, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo período de 2023. Destaca-se que esse bom resultado ocorreu sobre uma base já elevada, uma vez que o setor também registrou expressivo crescimento nas vendas nesse mesmo período em 2023 (5,5%).
Para Fábio Queiróz, presidente da Asserj, os dados da pesquisa reafirmam a força e a importância do setor supermercadista no cenário econômico fluminense. “O resultado do setor de supermercados (5%) tem contribuído para o crescimento da receita varejista fluminense. Nosso segmento vem impactando positivamente a receita do varejo fluminense em sua totalidade em 2024 (1,7%). Há 17 meses, os supermercados do estado do Rio ampliam suas receitas todos os meses. Importante recordar que as vendas do varejo fluminense caíram em 2023 (-0,2%), pelo terceiro ano consecutivo, ao contrário da alta registrada nos supermercados (5,6%)”, ressalta Queiróz.
Em nível nacional, a receita dos supermercados também apresentou crescimento expressivo no acumulado do ano até novembro (5,8%), na comparação com o mesmo período de 2023. Onze das doze unidades da federação pesquisadas pelo IBGE registraram aumento das vendas, com maior crescimento no Rio Grande do Sul (12,7%) e a única queda no Espírito Santo (-0,3%).
O Rio de Janeiro (5%), por sua vez, apresentou apenas o nono melhor desempenho nacional e inferior à média brasileira, porém teve o melhor desempenho regional, no último ano. Notadamente, o Sudeste limitou o crescimento do setor de supermercados no Brasil em 2024, com todos os estados apresentando resultados inferiores à média nacional.