Comércio no Rio teve alta de 14% no fim de semana do Dia das Crianças

Itaú Unibanco: entre os setores que mais se beneficiaram estão brinquedos e calçados

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Varejo comércio loja de roupas popular na Saara, RJ
Loja de roupas na Saara, RJ (foto ABr)

O Dia das Crianças contribuiu para movimentar o comércio de produtos e serviços em todo o Estado do Rio de Janeiro. Dados apurados pelo Itaú Unibanco registram crescimento de 14% nas vendas realizadas entre os dias 11 e 12 de outubro deste ano, quando comparado com o mesmo período no ano passado (12 e 13 de outubro).

Os números consideram as vendas realizadas via adquirência, pelas Laranjinhas (cartões de débito e crédito), Pix QR Code e Pix Transferência, feitas de pessoa física para pessoa jurídica, tanto no comércio eletrônico quanto presencialmente. Entre os setores que mais se beneficiaram com a data estão brinquedos, representando uma alta de 27,7%, recreação, com incremento de 16,1%, calçados, com acréscimo de 15,1% em suas vendas, vestuário, com reforço de 11,4%, e padarias, alcançando um aumento de 10%.

Já segundo a plataforma inDrive, o Dia das Crianças deste ano gerou um aumento de 25% nas entregas em todo o país, comparado com 2024. O comportamento de compra de última hora elevou a demanda por soluções logísticas rápidas e flexíveis, com destaque para São Paulo, com variação de cerca de 20% de crescimento em relação ao ano passado, e capitais como Manaus e Boa Vista, com cerca de 32% e 99% de alta nos pedidos, respectivamente, em comparação ao ano anterior. O aumento foi puxado principalmente pelo envio de roupas, eletrônicos e itens de padaria em geral.

O crescimento nas solicitações acompanha a força da data no calendário comercial, considerada uma das mais relevantes do varejo brasileiro, atrás do Natal, Dia das Mães, Black Friday e do Dia dos Pais. Segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão de movimento seria de R$ 9,96 bilhões em 2025 – o maior volume registrado para o período nos últimos dez anos. O montante supera tanto o patamar pré-pandemia, de R$ 9,76 bilhões em 2019, quanto o resultado alcançado em 2024, de R$ 9,85 bilhões, consolidando o 12 de outubro como um termômetro estratégico para o desempenho do comércio no último trimestre do ano.

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