Comércio torce pelo frio para aumentar as vendas

Aldo: comércio precisa se recuperar; Páscoa, Mães e Namorados não confirmaram expectativas de crescimento por institutos de pesquisas.

O comércio carioca torce por um inverno mais rigoroso para aquecer as vendas e estima um crescimento de 2,5% se a temperatura realmente esfriar. Os lojistas também estão estimulando os consumidores com promoções, descontos e formas de pagamentos diferenciados, de acordo com o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), que juntos representam cerca de 30 mil lojistas.

Para Aldo Gonçalves, presidente das duas entidades, a onda de frio sempre aumenta a venda de roupas de inverno e de produtos como cachecóis, luvas, gorros e acessórios além de edredons, colchas e cobertores. Segundo ele, o comércio precisa urgentemente se recuperar e cita como exemplo que todas as datas comemorativas no primeiro semestre – Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados – não confirmaram as expectativas de crescimento apontadas pelos institutos de pesquisas especializados em comércio varejista.

De acordo com o CDL-Rio e o SindilojasRio a maioria dos lojistas dos segmentos acreditam que as vendas vão melhorar com a queda da temperatura. Os comerciantes disseram que no último ano, antes da pandemia, a mudança da temperatura influenciou bastante as vendas e que aumentou bastante a procura por artigos do vestuário, como casacos, moletons e camisas de manga comprida, seguido por acessórios como meias, cachecóis, segunda pele, luvas, toucas e cobertores.

Levantamento feito pela Simplex sobre vendas virtuais intitulado Radar Simplex mostra que a chegada do frio também impacta buscas na internet: camisetas segunda pele indicaram alta nas buscas em 244% em relação a abril e a procura pelo Playstation 5 mostrou aumento de 1.155%. Em um único comércio eletrônico, o console de games superou a casa de mais de 18 mil buscas. Foi a maior alta de procuras entre todas as categorias monitoradas pela plataforma.

Em maio, as máscaras N95 se mantiveram entre as top posições de cliques, que ocupa desde janeiro. O produto registrou um crescimento de 61% em relação ao pico de março e 33% a mais que em abril. Na cola das máscaras estão os pneus, que também figuraram entre as principais buscas desde o início de 2021. Outro item tem se provado outro campeão sazonal em maio: o beach tênis. Apesar das temperaturas mais baixas, em 2021, o produto registrou uma alta de 341% sobre os cliques de abril; assim como, em 2020, sofreu uma alta de 706% sobre abril.

Já segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, as vendas no comércio varejista subiram 1,8% de março para abril, registrando a maior alta para o mês desde os anos 2000. Com isso, o varejo ficou 0,9% acima do patamar pré-pandemia. O que se percebe é que o consumo das famílias se modificou em termos de estrutura, devido a situação que o país vive.

O setor que teve maior alta foi móveis e eletrodomésticos, com 24,8%. As outras categorias que tiveram grande procura foram de tecidos, vestuários e calçados alcançaram (13,8%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (10,2%); artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%); livros, jornais, revistas e papelaria (3,8%); combustíveis e lubrificantes (3,4%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,9%). E a retração do mês ficou perante os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com -1,7%.

Leia também:

Setor têxtil se recupera mas com incertezas

Artigos Relacionados

Enchentes e tempestades causaram prejuízos de US$ 630 bi em 50 anos

Desastres ligados a água provocaram 45% das mortes.

Investimento de € 11 bi nas Olimpíadas não terá retorno no curto prazo

Pandemia frustra expectativas do Japão, diz professor da ESPM.

Variante Delta deve ser predominante no Rio em breve

Para Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde, variante levou à morte de quatro pessoas fora da capital.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

KPMG é alvo de críticas por auditorias em bancos ingleses

A KPMG, empresa que presta serviços de auditoria, enfrenta uma nova onda de críticas sobre a qualidade das seus trabalhos nos bancos, depois de...

Airbus inaugura projeto de aeronaves A350 na China

A Airbus inaugurou seu projeto de aeronaves A350 em seu centro de conclusão e entrega de fuselagem larga em Tianjin, norte da China. É...

Plataforma P-70, na Bacia de Santos, alcança capacidade de projeto

A P-70, localizada no campo de Atapu, na porção leste do pré-sal da Bacia de Santos, atingiu em 12 de julho sua capacidade de...

BC amplia iniciativas de ESG para suporte ao crédito

As recentes iniciativas regulatórias do Banco Central do Brasil (BC) para intensificar as divulgações relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança (Environmental, Social...