O volume de vendas do comércio varejista apresentou queda de 0,3% em outubro deste ano, na comparação com o mês anterior. O resultado veio depois de uma alta de 0,5% em setembro. O dado é da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“As variações estão muito próximas a zero desde fevereiro, ficando na leitura da estabilidade em todos os meses exceto março (0,7%), maio (-0,6%) e julho (0,7%). Isso mostra um retorno ao comportamento anterior a 2020, após as variações mais acentuadas que observamos no período de pandemia, com números ainda mais tímidos do que o padrão pré covid-19. Mas, num cenário de médio prazo, a perspectiva está positiva, com crescimento nos acumulados do ano e em 12 meses”, explica o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, segundo nota divulgada pelo IBGE.
Apesar disso, em outubro, o comércio apresentou resultados positivos nos outros tipos de comparação: 0,1% na média móvel trimestral, 0,2% na comparação com outubro do ano passado, 1,6% no acumulado do ano e 1,5% no acumulado de 12 meses.
Na passagem de setembro para outubro, a queda de 0,3% foi puxada por recuos em cinco das oito atividades pesquisadas pelo IBGE: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,7%), tecidos, vestuário e calçados (-1,9%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%), combustíveis e lubrificantes (-0,7%) e móveis e eletrodomésticos (-0,1%).
Apenas três atividades do varejo tiveram alta no mês: livros, jornais, revistas e papelaria (2,8%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,2%).
A receita nominal do varejo recuou 0,1% na comparação com setembro deste ano, mas cresceu 1,9% em relação a outubro de 2022, 4% no acumulado do ano e 5,1% no acumulado de 12 meses.
Os setores de veículos, peças e materiais de construção, que são considerados varejo ampliado, apresentaram alta no volume de vendas de setembro para outubro. Os veículos, motos, partes e peças apresentaram altas de 0,3% em relação ao mês anterior, 10,5% na comparação com outubro do ano passado, 7,3% no acumulado do ano e 5,4% no acumulado de 12 meses.
Já os materiais de construção tiveram altas de 2,8% na comparação com setembro e de 6,4% em relação a outubro de 2022. No entanto, acumulam quedas de 2,1% no ano e de 3,4% no acumulado de 12 meses.
Já segundo a Serasa Experian, em seu Indicador de Atividade do Comércio, apontou que em novembro, as vendas no varejo físico marcaram crescimento de 0,8%. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Para o economista da Serasa, Luiz Rabi, “como as promoções da Black Friday são mais dedicadas ao ambiente online, a data comemorativa não mexeu o ponteiro do índice, mas o número é positivo e há algumas explicações, como a disponibilidade do 13º salário e o início das compras de Natal.”
Após alguns meses de crescimentos discretos, o setor de combustíveis e lubrificantes teve um crescimento de 3,7%. O segmento com a menor variação foi o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (0,8%) e as quedas foram registradas em móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática e material de construção.
Na variação anual do indicador, o crescimento foi de 3,7%, cujo ranking de setores desempenhou desta forma: móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática (5,8%), combustíveis e lubrificantes (5,5%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (5,2%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (3,8%), material de construção (1,9%) e veículos, motos e peças (1,3%).
Com informações da Agência Brasil
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