Com-escola

Em pé de guerra com o relatório da CPI da Terra, o MST reclama que o texto aprovado na comissão com o apoio da bancada ruralista e que ataca as escalas mantidas pelo movimento ignora importantes avanços educacionais. Segundo o MST, cerca de 60 mil trabalhadores rurais foram alfabetizados nos últimos dois anos nas escolas mantidas pelo movimento. Para o MST, esse resultado incomoda os que gostariam de manter “os pobres do campo na ignorância”.

Campo de concentração
No relatório rejeitado pela CPI da Terra, o relator da comissão, deputado federal João Alfredo (PSOL-CE), lembra que, no Brasil, apenas 1,6% dos proprietários é dono de quase 50% dos imóveis. E acrescenta que à violência da concentração fundiária se soma a violência física, que nos últimos dois anos, atingiu quase 1.400 trabalhadores, advogados, sindicalistas e religiosos. Desses casos, apenas pouco mais de 70 foram apurados.

Prêmio
Artigo do professor Ricardo Brito, do Ibmec São Paulo, ganhou o prêmio Adriano Romariz Duarte, concedido a cada dois anos ao melhor texto publicado na Brazilian Review of Econometrics (BRE), editada pela Sociedade Brasileira de Econometria. Brito escreveu com Osmani Guillén, do Ibmec Rio de Janeiro, e Ângelo Duarte, do Banco Central, o texto Overreaction of yield spreads and movements of Brazilian interest rates, que  demonstra como o diferencial de rendimento entre uma taxa de juros longa e uma curta (term-spread), importante variável de decisão para investimentos, é afetado pela política monetária do Banco Central.

Upgrade
No casamento da bilhonária Athina Onassis com o cavaleiro brasileiro Doda Miranda, noivos e convidados utilizaram automóveis da marca Audi – Doda é patrocinado pela montadora alemã. Os noivos chegaram num sedã A6 blindado, modelo que, apesar de ter conquistado o título de melhor carro do mundo de 2005, no concurso World Car of the Year, foi motivo de um recente recall. Talvez para não dar margem ao azar, o casal preferiu partir para a lua-de-mel a bordo de um A8.

De fato
O coordenador da campanha Desemprego Zero, José Carlos de Assis, estranhou que o Banco Central tenha considerado as críticas do BNDES à política monetária como um ataque do governo ao próprio governo. “Afinal, o Banco Central é ou não é independente “de fato”, como gosta de se autodefinir?”, questiona Assis, que integra o Conselho Editorial do MM.

Destaque
A Federação das Indústrias do Rio (Firjan) entrega nesta quinta feira, às 10 horas, o prêmio Rio Export/2005 para dez empresas de destaque no comércio exterior do Estado do Rio de Janeiro. Será na Av. Graça Aranha, 1/13º andar

Subterrâneo
As diatribes assacadas pelo aparelho da nomenclatura contra a suposta caixa preta do IBGE remete aos processos de transferência psicanalítica. A verdadeira caixa preta a ser aberta ao país é o Banco Central, que se outorgou o direito de dirigir o país sem para isso ter recebido um voto sequer.

Natal
O nadador Fernando Scherer e a modelo Hellen Ganzarolli são alguns dos famosos que posaram para a Campanha de Natal da LBV, clicados pelo fotógrafo Chico Audi. A iniciativa tem como objetivo arrecadar mais de 350 toneladas de alimentos não-perecíveis, que serão distribuídos para milhares de famílias participantes dos programas e projetos desenvolvidos pela Legião da Boa Vontade em todo o Brasil no decorrer do ano.

Surra
A democrática oposição da Venezuela fugiu das urnas.

Artigo anteriorLíder
Próximo artigoDonos do poder
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

MPEs veem oportunidades geradas pela crise

Principal mudança foi alocação de recursos para trabalhar e atender remoto, seguida por investimentos em tecnologia para vendas não presenciais.

Mudança de sinais

Terça começou tensa para os mercados de risco no mundo; hoje, a expectativa para o dia é de Bovespa seguindo em recuperação.

Quatro conselheiros da Petrobras decidem deixar o cargo

Eles são representantes da União no Conselho da empresa, petrolífera divulgou nota ontem à noite.

Biden quer estados priorizando vacinação de professores

Presidente americano pediu que educadores recebam pelo menos uma dose de vacina.

PEC fiscal e lockdown ficam no radar em dia de PIB

Em Nova Iorque, as pressões dos treasuries e a queda das companhias de tecnologia tiveram forte impacto nas Bolsas.