Como comprar um carro atualmente

256
Foto1
Foto1

A forma de fazer compras hoje em dia certamente mudou. A pandemia modificou o comportamento econômico no mundo todo e o isolamento social que foi imposto por conta disso fez com que os consumidores interessados em comprar carros usados em Curitiba bem como em outros lugares do Brasil, o façam de um modo diferente.

Bem antes do Covid era normal ver as pessoas entrando nas concessionárias para ver os veículos à venda, solicitar todo tipo de informação sobre eles e comprar aquele que fosse do seu agrado e necessidade. Isso acontecia tanto com carros novos como com carros usados em Curitiba e em todos os destinos do Brasil.

Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, os consumidores começaram a procurar informação e estatísticas na internet, nos diversos sítios que ofereciam todo tipo de dados sobre os veículos seminovos em Curitiba, bem como de carros novos e usados.

Com a pesquisa feita era possível fazer as comparações pertinentes e, posteriormente, os consumidores chegavam às concessionárias já decididos a comprar um determinado veículo. Isso era regra geral até o aparecimento da pandemia e consequentemente do isolamento social obrigatório.

Espaço Publicitáriocnseg

A partir desse momento, tudo passou a ser online: cursos, solicitação de serviços, escola, muitos trabalhos passaram a funcionar home office e as compras, de um modo geral, também começaram a ser feitas através da internet.

Assim sendo, as lojas físicas que quiseram continuar funcionando, tiveram que colocar todo o esforço e dedicação ao mundo web. Assim, surgiram diversos sítios web e outros existentes há muito tempo, melhoraram o visual e as promoções, para conquistar a um novo tipo de consumidor.

Com o mundo automotivo aconteceu exatamente a mesma coisa. Os consumidores não só procuram informação na web, mas também podem comprar os carros de um modo online! Se bem no começo da pandemia e durante o ano de 2020 as vendas diminuíram muito, é possível dizer que as coisas estão melhorando aos poucos.

Foto_2

Como está atualmente a venda de carros no Brasil? – Apesar da situação atual, as vendas de veículos no país continuam subindo. No mês de maio, houve um 7,7% de aumento nas vendas em relação ao mês de abril. Sem dúvida alguma, as vendas dispararam se olharmos para os números do ano de 2020, quando o mercado automotivo – bem com outros setores da economia nacional – ficou sem movimento por conta do isolamento social obrigatório devido à pandemia.

Essa porcentagem se refere às vendas de carros, ônibus e caminhões novos. No entanto, as vendas de carros usados também aumentaram, por conta da eleição das pessoas de evitarem o uso do transporte público para ficar longe das possibilidades de contágio. No mês de fevereiro, por exemplo, o aumento foi de um 15,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo informa a Fenabrave (associação de distribuidores de veículos), no país todo há uma diminuição de estoque de carros por causa da pouca oferta das montadoras que, por sua vez, recebem poucos componentes eletrônicos necessários para montar os veículos. Isso por conta da crise mundial devido ao isolamento social.

Mas agora, devido à vacinação e imunização da população, a demanda de carros aumentou e o mercado automotivo está novamente em crescimento. E isso muito tem a ver não só porque a economia começou a se movimentar, ainda que bem devagar, mas principalmente porque as pessoas querem se proteger do contágio de Covid, evitando o uso do transporte público – ônibus, metrô, trem e até taxi – tendo em casa o carro próprio.

Por outro lado, a compra de carros usados está em alta, justamente pela situação financeira da maioria dos consumidores, que viram as suas finanças diminuir por causa da situação sanitária. Houve muitas pessoas que venderam os seus próprios carros para comprar veículos mais antigos. Dessa forma, conseguiam uma diferença em dinheiro que permitia pagar as dívidas ou contas pendentes.

Certamente a pandemia provocou uma combinação de novos hábitos de prevenção nos consumidores e isso influenciou consideravelmente o movimento de compra e venda no mercado automotivo do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui