Como diria Keynes…

Parte do esforço para melhorar a imagem da equipe econômica, o governo anunciou nos dois últimos meses reduções de impostos. Porém, apesar de alardear redução de taxas no longo prazo, o que o governo entregou foi aumento no curto prazo. Como esta coluna alertou ontem, há insegurança sobre os compromissos futuros após a decisão do Supremo sobre a taxação da aposentadoria dos servidores públicos. Ou seja, quem acreditar nas promessas pode quebrar a cara quando chegar a hora de colher os impostos menores.

Saudades do Fuher
Um grupo auto-intitulado Organização Branca Nacional abriu o endereço www.libreopinion.com/members/nswelt/prop.htm, na Internet, para expor seu incômodo com a “excessiva” presença de negros nos comerciais brasileiros. Em seu arianismo tardio, o grupo recorre a argumentos auto-explicativos de suas intenções, como “Você acha que teria apelo publicitário o prospecto do lançamento de um condomínio de apartamentos se fossem mostradas famílias negras? Claro que não! Pensariam que é uma favela. Além disso, brancos são muito mais bonitos de se ver”.
Minoritário na sociedade brasileiro, esse tipo de gueto, no entanto, pode se ver anabolizado, como contraponto, inaceitável e obscurantista, à importação de conceitos exógenos, como o que troca a defesa da melhoria do ensino fundamental pela mágica das cotas.

Mais tarde
Mais de 90% das 92 prefeituras fluminenses apoiam o horário de verão, contabiliza a Secretaria de Energia do Rio de Janeiro, que solicitou ao governo federal que prolongasse o horário especial até o final do Carnaval. Alguns estados do Nordeste, porém, são contra a adoção do horário de verão este ano. Para o secretário fluminense Wagner Victer, porém, os benefícios vão além do setor elétrico, alcançando áreas como o turismo e esportes e tendo reflexo na geração de renda e de empregos.

Kombi
Carros de todos os tipos, cores, modelos e datas de fabricação, apreendidos e retidos pelo Detran por falta de pagamento de IPVA e multas vão a leilão nos próximos dias 4 e 11. Conduzidos pelo leiloeiro Acir Joaquim da Costa, os dois pregões vão acontecer na Rodovia Washington Luis, 13.105, a partir das 13h. É oportunidade para empresas que operam com serviço de entrega a domicilio, por exemplo, dada o número de kombis que estão na relação dos lotes.

Cidadania
Os menores da Febem, em Campinas, recebem hoje a doação de óculos oftálmicos cedidos pelo Instituto Varilux da Visão (lentes) e pelo Grupo Tecnol (armações). A iniciativa faz parte do Projeto Novo Horizonte, que reúne vários parceiros no intuito de sanar as necessidades dos internos e oferecer a eles uma nova forma de enxergar o mundo.

Briga
A competição entre as operadoras de telefonia celular está aumentando. Vendedores da TIM não se furtam em ligar para os celulares de clientes de outras companhias oferecendo promoções.

Descarrilou
A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, esteve ontem no bairro carioca de Santa Teresa para anunciar a liberação de R$ 17 milhões para a recuperação do sistema de bondes, a partir de um convênio com o Banco Mundial (Bird). Deve ser ritual da família: em 2001, denuncia a Associação de Moradores de Santa Teresa (Amast), o então governador Anthony Garotinho assinou a liberação de R$ 1,27 milhão para colocar os 14 bondes e a via permanente, ou seja, os trilhos, em condições de operações nas duas linhas. Ficou só no papel; o dinheiro não apareceu e as obras não foram realizadas. Desde o ano de 2000 o sistema de bondes no tradicional bairro entra no orçamento estadual, mas os recursos não sobem a ladeira.

Letras
A presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi do Brasil, Lizair Guarino, toma posse este mês na Academia Internacional de Letras do Rio de Janeiro. Lizair, que também é vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos dos Portadores de Deficiência (Conade), ocupará a cadeira que pertenceu a Darcy Vargas, viúva do ex-presidente Getúlio Vargas.

Artigo anteriorDoping
Próximo artigoRoto&esfarrapado
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.