Como escavadeiras testemunham progresso da cooperação China-Brasil

Há dez anos, quando a Amanda Cássia Machado Xavier decidiu aceitar uma oferta da XCMG Brazil Manufacturing Co., Ltd., ela se tornou a primeira funcionária local da empresa chinesa no Brasil.

Foto tirada em 2 de abril de 2021 mostra escavadeiras prontas para exportação à Europa, Estados Unidos e Austrália, no Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG), Província de Jiangsu, leste da China. (Xuzhou Construction Machinery Group/divulgação via Xinhua)

Xinhua - Silk Road

 

Nanjing, 14 jul (Xinhua) — Há dez anos, quando a Amanda Cássia Machado Xavier decidiu aceitar uma oferta da XCMG Brazil Manufacturing Co., Ltd., ela se tornou a primeira funcionária local da empresa chinesa no Brasil.

Amanda é da cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais, onde a gigante chinesa de máquinas XCMG montou sua primeira base de fabricação no exterior, ou XCMG Brasil, para produzir equipamentos de construção, incluindo escavadeiras, guindastes e motoniveladoras.

De recepcionista e vendedora a diretora de contas, Amanda agora tem uma palavra a dizer como a XCMG Brasil se desenvolveu localmente e quais mudanças a empresa chinesa trouxe.

Funcionários brasileiros como ela adquiriram habilidades e aumentaram sua renda aqui, e ficaram mais confiantes, disse Amanda.

A XCMG Brasil pode fabricar anualmente cerca de 7.000 unidades de produtos de máquinas de construção e construiu o maior parque industrial de máquinas de construção da China no Brasil.

Muitas empresas brasileiras reduziram seu quadro de funcionários devido à pandemia da COVID-19, mas a fabricante chinesa ampliou o recrutamento de funcionários locais, dobrando o número de funcionários para mais de 800.

Também garantiu o operação normal das fábricas para atender a demanda do mercado local durante a pandemia. Isso mostra a força e a cadeia industrial completa da indústria manufatureira da China, acrescentou Amanda.

Como um dos cinco países do BRICS, o Brasil possui um mercado próspero para máquinas de construção, e tais equipamentos da XCMG têm sido amplamente aceitos no mercado. No primeiro trimestre de 2022, a receita de vendas da XCMG Brasil aumentou 490% ano a ano.

Em abril deste ano, a XCMG exibiu vários produtos emblemáticos, incluindo escavadeiras hidráulicas avançadas na 27ª Agrishow no Brasil e fechou um grande acordo de fornecimento de novos equipamentos de energia com uma empresa local de vendas e aluguel de equipamentos de mineração.

O Banco XCMG Brazil, o primeiro banco de empresas de manufatura no exterior da China que foi aprovado para negócios há dois anos, concedeu empréstimos de crédito totalizando mais de 400 milhões de reais e forneceu apoio financeiro para mais de 510 unidades de equipamentos.

Em maio de 2022, a XCMG assinou um contrato de aquisição do primeiro lote de equipamentos de mineração com a Vale, uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo com sede no Brasil, para fornecer serviços de máquinas e equipamentos para projetos de mineração na América do Sul.

Marco Braga, diretor de compras da Vale, observou que, como fornecedora da Vale, a XCMG capacitou a Vale a alavancar melhor a escala e a tecnologia da indústria de manufatura da China, que se desenvolveu rapidamente ao longo de décadas.

Ele acrescentou que, como parceira de longo prazo da China por quase meio século, a Vale não apenas forneceu continuamente minério de ferro e produtos de metais básicos de alta qualidade para a China, mas também cooperou com os principais fabricantes e prestadores de serviços da China para obter ganhos mútuos.

Segundo Wang Yansong, presidente da XCMG Brasil, como a economia que mais cresce na América do Sul, os setores de energia, transporte e infraestrutura do Brasil estão experimentando uma demanda de rápido crescimento.

Sob a Iniciativa do Cinturão e Rota, os produtos da XCMG continuarão a contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, disse Wang. Fim

Xinhua Silk Road
Agência de notícias oficial do governo da República Popular da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Investidores favorecem ETFs médicos em meio a flutuações de mercado

As ações dos fundos negociados em bolsa (ETFs) médicos da China se recuperaram recentemente a favor da compra dos investidores, apesar do seu desempenho fraco em geral, informou Xinhua Finance nesta quarta-feira.

Baidu da China operará taxis autônomos em duas cidades

A gigante chinesa de tecnologia Baidu obteve a permissão para operar comercialmente táxis totalmente autônomos em vias públicas nas cidades de Wuhan e Chongqing.

SF Supply Chain fortalece a cooperação com o Grupo Michelin

A SF Supply Chain, o provedor líder de serviços de cadeia de suprimentos na China, anunciou recentemente que fornecerá soluções integradas e inovadoras de cadeia de suprimentos ao fabricante francês de pneus, Michelin Group, para fortalecer ainda mais a cooperação de cinco anos entre os dois lados, informou o comnews.cn nesta terça-feira.

Últimas Notícias

‘Americano’?

Por Eduardo Marinho.

Jô Soares, eterno em nossos corações e mentes

Por Paulo Alonso.

Microcrédito para taxistas será votado na terça

Projeto de André Ceciliano abre linha de até R$ 80 mil para renovar frota.

Safra de grãos deve ser de 271,4 milhões de t em 2021/22

Levantamento é da Conab; já queda nas safras leva à retração da Região Sul no primeiro trimestre.

Jantar nos céus

Estrutura ficará a 50m de altura, e os preços devem ser salgados.