Como evitar problemas no “Esquenta Black Friday”

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carteira com cartões (foto unsplash)

Em 2024, a Black Friday acontece no dia 29 de novembro, que é a última sexta-feira do mês. No entanto, já no início do mês começa o “Esquenta Black Friday”. Lojas virtuais e físicas de comércio já começam com os anúncios de ofertas e promoções para a data.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que nesta época do ano são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce conhecidos; promoções falsas enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais, inclusive com depoimentos falsos de compradores.

“Tome muito cuidado em ofertas com preços muito abaixo do normal e com links enviados em mensagens. Dê preferência para sites e lojas conhecidas em suas compras, pesquise a reputação do varejista e faça comparação de preços. Não compre por impulso”, alerta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

“Também esteja alerta com a criação de páginas e perfis falsos em redes sociais, como Instagram. As quadrilhas copiam a identidade visual de grandes marcas e patrocinam posts com ofertas tentadoras. O patrocínio de posts é uma estratégia para potencializar a visualização com a finalidade de concretizar os golpes”, acrescenta Gomes.

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Nas compras online: dar preferência aos sites conhecidos para as compras e verifique a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações; nunca usar um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou colocar dados bancários pessoais; verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfiar quando existem poucas opções; sempre checar as políticas de troca e devoluções das lojas; dar preferência ao modelo de compra garantida, onde a plataforma retém o valor até a sinalização positiva do comprador.

Atenção nas redes sociais: desconfiar das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto, pois criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes; nunca preencher formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday; golpistas criam perfis falsos de lojas e patrocinam posts nas redes sociais para enganar o consumidor; verificar se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores; e desconfiar de páginas recém-criadas.

Cuidados com o cartão: dar preferência para o uso de cartão virtual nas compras online; usar o serviço de avisos por SMS de transações feitas ou outros meios disponibilizados pelos bancos, que informam o valor realizado para cada transação, instantaneamente; se for fazer uma compra presencial com cartão, sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha. Identificando problemas no visor, a transação não deve ser concluída; inserir pessoalmente o cartão na maquininha; caso ter entregue o cartão ao vendedor, sempre verificar se o cartão devolvido é realmente o seu; golpistas costumam aproveitar o momento de empolgação e aglomeração no comércio de rua para trocar o seu cartão.

Pix e boletos: se pagar com Pix, sempre fazer o pagamento dentro do ambiente da loja virtual; quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro e. só após essa checagem detalhada, fazer a transferência; se pagar a compra com boleto, confirir quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco e se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.

Cuidados com links: ao usar sites de busca, verificar cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar, porque fraudadores usam “links falsos patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas; tee muito cuidado com e-mails de promoções que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link; ficar atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br.

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