A Ouro Verde, especialista em gestão e terceirização de frotas de automóveis, caminhões, máquinas e equipamentos pesados, controlada pela Brookfield, investirá R$ 100 milhões na aquisição de caminhões movidos a energia limpa. Desse total, R$ 50 milhões serão direcionados exclusivamente a 100 modelos elétricos.
A iniciativa faz parte da agenda ESG da companhia, com práticas sustentáveis em todas as esferas do negócio, e reflete a demanda do mercado, com empresas cada vez mais engajadas em reduzir a pegada de carbono de suas operações. A Ouro Verde atua em diferentes setores da economia, como consumo, varejo, agronegócio, saneamento, infraestrutura, construção civil, industrial, florestal, mineração e portos.
As primeiras entregas contam com oito caminhões elétricos da JAC Motors, modelo iEV1200T, e outros 20 veículos movidos a GNV. “Apostamos em um modelo de negócio sustentável e trabalhamos ativamente para elevar o patamar da nossa atuação, contribuindo para a construção de uma sociedade ambientalmente mais responsável”, destaca Cláudio Zattar, presidente e CEO da Ouro Verde.
Com facelift, Jetta recebe novo câmbio de 7 marchas
Importado do México, a Volkswagen anuncia as vendas do renovado Jetta, a R$ 216.990, previsto para chegar às lojas este mês. A versão única GLI tem apelo mais esportivo.
Por fora, o sedã recebeu novos para-choques dianteiro e traseiro, faróis e lanternas em full LED e grade redesenhada com detalhes em formato colmeia. A caixa de rodas traseiras foi alargada e, atrás, o novo difusor, também no design em colmeia, cerca o novo sistema de escape, agora com ponteiras mais ovaladas. As rodas são de 18”.
O motor é o mesmo 2.0 TSI (turbo e com injeção direta a gasolina), que, recalibrado, gera 231 cv, acoplado ao novo câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas.
Os alemães que se cuidem: BYD apresenta sedã elétrico de luxo
A BYD abriu a pré-venda do elétrico Han por R$ 539.990. A estratégia é ousada: a marca chinesa quer colocar este sedã grande (quase 5 metros de comprimento) no patamar de um esportivo para competir com similares de marcas premium, do calibre de BMW, Audi, Mercedes-Benz e Porsche.
Um dos destaques é o conjunto de baterias de lítio-ferro-fosfato (de baixo peso) de 76,9 kWh que prometem 550 km de alcance. Num carregador rápido, bastam 10 minutos para lhe dar 135 km de autonomia.
O motor elétrico duplo, um em cada eixo, rende 494 cv (363 kW), capaz de levá-lo a 100 km/h em 3,9 segundos. Por dentro, a cabine conta com acabamentos de couro, madeira e alumínio, multimídia de 15,3” e pacote completo de segurança.
A rede de concessionárias da BYD está em formação, com parcerias importantes de grupos do porte da Eurobike, GNC, Parvi, Dahruj, Saga e Servopa, entre outros. O grupo Itavema acaba de ser nomeado para gerir uma nova loja no Rio de Janeiro. A chinesa quer chegar até o final de 2023 com 100 concessionárias nomeadas.
A estreia da marca ocorreu no primeiro trimestre deste ano, com o Tan EV, primeiro SUV de sete lugares totalmente elétrico.
Em mais um passo de sua nova estratégia no mercado brasileiro, a Ford lança a versão furgão da Transit de sua nova divisão de veículos comerciais. Importada do Uruguai, vem nas versões L2H3 (que leva até 1.222 kg e 10,7 m³ de carga) por R$ 239.900, e L3H3 (1.181 kg e 12,4 m³) a R$ 245.900. Para dirigir o furgão, basta ter CNH categoria B.
O motor é o mesmo: 2 litros turbodiesel de 170 cv acoplado à transmissão manual de seis marchas. O comercial utiliza aditivo Arla 32. As duas versões vêm equipadas com direção elétrica, ar-condicionado, volante multifuncional, multimídia de 8”, assistente de partida em rampas e sistema start-stop (desliga o motor em paradas, como no semáforo).
É um segmento relativamente concorrido. Seus principais concorrentes são Mercedes-Benz Sprinter, Fiat Ducato e Renault Master. A nova Transit está à venda na rede de concessionárias Ford, que hoje conta com 100 pontos pelo país.
Novos executivos
A Nissan promoveu alterações em sua estrutura local de vendas e marketing. Tiago Castro, até então diretor sênior de vendas & marketing da Nissan do Brasil, assume a posição de vice-presidente da região Centro-Oeste da Nissan EUA.
Ao mesmo tempo, é criada a diretoria comercial na estrutura da marca no Brasil, que passa a ser comandada por Rodolfo Possuelo, responsável por vendas, pós-vendas, customer quality e desenvolvimento da rede de concessionárias. Antes, Possuelo ocupava a diretoria de vendas da marca.
Já a NeoCharge, especializada em infraestrutura de recarga para carros elétricos, contratou Rodrigo Carrau como chief commercial officer (CCO), acompanhando o movimento de spin-off da empresa e as metas de crescimento – com plano para ampliar em 10 vezes a receita da companhia nos próximos 3 anos.
Como CCO, Carrau tem o objetivo de otimizar toda a operação comercial da NeoCharge, com alinhamento entre a estratégia de vendas e as metas globais do negócio. A atuação do executivo envolve também as áreas de marketing, desenvolvimento de mercado e relacionamento com os clientes.