“Complicité”

128

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) criticou a decisão do governo francês de criar uma operação armada – Anaconda – para expulsar brasileiros que vivem e trabalham na Guiana Francesa. Ela salientou ter sido essa a primeira medida anunciada pelo presidente Nicolas Sarkozi na recente visita aquele território: “Até agora, o Itamaraty não se manifestou e a situação toma contornos dramáticos. Se há uma decisão política do governo francês de banir os brasileiros que vivem naquele território, não é admissível que seja ratificada pelo presidente Lula”, protesta a parlamentar, que, desde 2004, denuncia ao Itamaraty violências contra brasileiros que vivem e trabalham na Guiana, onde, segundo ela, somam 50 mil pessoas, representando um quarto da população.

Siameses
Desde 2005, a Prefeitura de Belo Horizonte, governada pelo petista Fernando Pimentel, é alvo de investigação do Ministério Público Estadual (MPE) devido ao excessivo número de funcionários terceirizados. Dos 36 mil servidores municipais, pelo menos 1.800, 5% do total, não são concursados, segundo o Sindibel, sindicato da categoria na capital. Os números são citados pelo sociólogo Rudá Ricci, da executiva nacional do Fórum Brasil de Orçamento, no artigo “Fernando Pimentel: o mais tucano dos prefeitos de BH”, publicado em seu blog (www.rudaricci.blogspot.com) e no qual critica duramente a aproximação entre Pimentel e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). Segundo Rudá, o MPE já determinou a realização de concurso público em diversas áreas para coibir o excesso de terceirizados e cargos comissionados.

Blindagem
Instado a comentar as críticas à aliança Pimentel e Aécio, o prefeito do Rio, César Maia (DEM), ironizou a avaliação positiva de que gozam ambos: “O que há em Minas – e BH – em todos os governos é um efeito conhecido: Minas não tem imprensa, ou melhor, toda imprensa é governista há muitos anos. Por isso, especialmente os governadores, todos são bem avaliados. Mesmo os piores. E a imprensa paulista e carioca se interessa pouco por Minas e gosta do personagem Aécio e mais ainda de suas namoradas.”

Governo virtual
Ainda segundo Maia, nos últimos dez anos BH e a região metropolitana da capital mineira convivem com as maiores taxas de crescimento de homicídios: “E BH hoje ultrapassou o Rio. BH é a quarta capital em numero de homicídios e o Rio, a oitava. Ver Mapa da Violência. BH tem mais roubos e furtos per capita que o Rio. Nas pesquisas de vitimização, a percepção de insegurança em BH é maior que no Rio. Mas nada disso é destacado. Qualquer pesquisa séria mostra uma excelente avaliação do Pimentel, mas não assim das funções de govermo. Se Saúde é mal avaliada aqui, lá é um desastre.”

Espaço Publicitáriocnseg

No litoral
José Serra confirmou presença no Congresso Anual da Associação Paulista de Municípios, afirmou o presidente da entidade, Marcos Monti, após ser recebido pelo governador de São Paulo. O congresso acontecerá de 30 de março a 5 de abril, em Santos.

Audiência
Mais de 50 mil pessoas já assistiram aos vídeos das sessões da reunião anual do World Economic Forum, que aconteceram em Davos, na Suíça, na última semana de janeiro. O número equivale a 20 vezes o de participantes da reunião. Entre os mais vistos, estão a reunião de abertura, presidida pelo fundador do WEF, Klaus Schwab, a conferência com Condoleezza Rice e o diálogo de Bono Vox com Al Gore. Os vídeos estão disponíveis no canal da entidade no YouTube (www.youtube.com/WorldEconomicForum). O portal do fórum registrou mais de 41 mil acessos por dia, cerca de 20 % mais que em 2007.

Emergência
Pacientes do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Pedro II, em Santa Cruz (RJ), podem vir a morrer devido à falta de albumina (proteína humana) e antibióticos que ajudam a diminuir edemas e auxiliam a cicatrizar queimaduras, alerta o Sindsprev/RJ. O problema se prolonga há seis meses. Nesta quarta-feira, um dos seis pacientes que estão internados no CTQ teria comprando albumina. O diretor do sindicato, Gilberto Mesquita, afirma que a família já gastou R$ 7 mil.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui