Concentração aumenta margem das corporações

Dois artigos publicados em junho pelo FMI passaram quase despercebidos – talvez pela proximidade das férias, talvez pela pouca...

Dois artigos publicados em junho pelo FMI passaram quase despercebidos – talvez pela proximidade das férias, talvez pela pouca receptividade aos temas. Mas merecem maior atenção. “A ascensão das grandes corporações”, de Federico J. Díez e Daniel Leigh, mostra que a crescente riqueza e poder econômicos das grandes empresas – de companhias aéreas a empresas de alta tecnologia – tem sido apontada como o motivo para o baixo investimento apesar do aumento dos lucros, para o declínio do dinamismo dos negócios, a fraca produtividade, baixa inovação e a queda da parcela da renda paga aos trabalhadores.

As margens entre as economias avançadas aumentaram consideravelmente desde os anos 1980 (43%, em média) e essa tendência se acelerou durante a década atual”, apontam os economistas do FMI. Entre economias em desenvolvimento e de mercados emergentes, o aumento das margens é bem mais moderado, uma alta de 5%, em média, desde 1990.

Uma análise mais aprofundada mostra que o aumento das margens nas economias avançadas se deve, sobretudo, às ‘grandes estrelas’ do setor empresarial, que conseguiram aumentar ainda mais seu poder de mercado, enquanto as margens das demais empresas basicamente se mantiveram estáveis. Curiosamente, esse padrão é encontrado em todos os setores econômicos de modo geral e não apenas na tecnologia da informação e da comunicação”, analisam Diez e Leigh.

O segundo artigo será comentado amanhã.

 

Jogo aberto

O repórter esportivo Eric Faria passará sua experiência na profissão aos futuros jornalistas, em evento nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), em Botafogo, na próxima segunda-feira (17). A última cobertura de Faria ocorreu na Copa do Mundo de futebol da Rússia.

O jornalista, que possui mais de 20 anos de experiência no jornalismo esportivo, comentará sobre polêmicas relacionadas à objetividade no jornalismo esportivo, abordando questões como se é possível separar o torcedor do profissional. Para participar, é só comparecer à rua Muniz Barreto, 51, Botafogo (RJ), às 19h.

 

M-commerce

As mulheres são responsáveis por mais da metade das quase 200 mil lojas de e-commerce cadastradas na plataforma de serviços da Nuvem Shop no Brasil. A participação cresceu 15% nos últimos 12 meses, seguindo a tendência desde 2016, quando as empreendedoras representavam 48,20% do total. O percentual passou para 50,30% em 2017 e 57,60% em 2018.

O levantamento revelou que o segmento de moda possui o maior volume de líderes mulheres (64%), seguido de saúde e beleza (58%), casa e decoração (45%) e eletrônicos (23%).

 

Rápidas

O CEU Law School realiza, no próximo dia 25, um encontro para debater os impactos da tributação internacional no mercado brasileiro e as três décadas desde a promulgação da Constituição Federal. A coordenação será do professor Ives Gandra da Silva Martins. Inscrições: http://ceulaw.org.br/programas/45-anos-ceu-law-school/ *** Neste sábado, a partir das 11h, o Shopping Grande Rio e o Colégio Força Máxima, em parceria com o Sebrae-RJ, vão promover palestras e atividades sobre empreendedorismo *** No mesmo dia, a nutricionista Luna Azevedo e o pediatra Bruno Amaral farão um curso prático de primeiros socorros na clínica Nutrindo Ideais, em Ipanema. Será de 9h às 13h e as vagas são limitadas. Inscrições: (21) 97695-9339 *** O Almoço do Empresário da Associação Comercial do Rio (ACRJ) do próximo dia 17 terá palestra com o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia *** A Mediação no Direito Imobiliário será o tema de palestras que o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) fará no próximo dia 20, das 10h às 13h, no Centro do Rio. Inscrições: www.iabnacional.org.br/eventos *** Com o tema “Transformando o Brasil através do empreendedorismo contábil”, a segunda edição da Nibo Conference 2018 será realizada em 30 e 31 de outubro, no Transamérica Expo Center, São Paulo. Um dos palestrantes confirmados é Bernardinho, ex-jogador e ex-treinador da seleção brasileira de voleibol. Informações em http://niboconference.com.br/ *** Termina nesta sexta-feira o prazo de inscrição para a 38ª edição do Prêmio Ser Humano (PSH). A iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) contemplará cinco categorias: Micro e Pequena Empresa, Média e Grande Empresa, Organização do Setor Público, Organização do Terceiro Setor e Trabalho Acadêmico.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.