Concentração

Embora o acesso à Internet tenha crescido substancialmente nos últimos 10 anos, aumentando de apenas 1 milhão de usuários em 1993 para mais de 600 milhões em 2002, somente 10% da população está on line. Quase 90% dos usuários de Internet em todo o mundo vivem em países desenvolvidos, dos quais cerca de um terço nos Estados Unidos. Os dados estão no estudo Charting and Bridging Digital Divides, divulgado pela empresa AMD.

Homens e jovens
Enquanto a exclusão digital – falta de acesso aos modernos sistemas de informática – vem caindo nos Estados Unidos e em outros países, alguns aspectos específicos da exclusão digital estão aumentando ou se estabilizando em muitos lugares. Especificamente, na Alemanha e na Itália o número de mulheres que acessam a rede ainda é significativamente inferior ao de homens; já na Coréia do Sul a exclusão se dá por idade.

Gol
Executivos de grandes empresas nacionais e multinacionais deixam as gravatas de lado para se enfrentar em outro campo: no próximo domingo, a Vila Belmiro será palco do 3° Líderes em Campo, evento que busca fortalecer o relacionamento entre grandes empresários. Não há garantia de que a bola vai ser bem tratada no estádio que consagrou Pelé, mas pelo menos já está garantida a doação de 10 toneladas de alimentos para o Programa Zero. A rodada começa às 10h e entre os craques estarão dirigentes da Motorola, Fator Dória Corretora, SKY, Daslú, Oracle, Visanet e Redecard.

Revelação
Eleitores de Lula irados com o desempenho do governo chegaram a interessante conclusão ao verem PFL e PSDB criticarem duramente o PT por adotar medidas que, quando eram governo, eram dogmas sagrados: pefelistas e tucanos são muitos melhores na oposição do que como situação. Ou seja, daí não devem sair.

Despoluindo
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) realiza, amanhã, às 15h, audiência pública para debater Ingá Mercantil – Rejeito Zero: da bomba-relógio à oportunidade, que vai discutir o destino dos resíduos da Ingá Mercantil, em Sepetiba, considerado um dos maiores problemas ambientais do país. Na pauta, a urgência de uma solução e as possibilidades econômicas sob o ponto de vista de cada órgão e entidade envolvidos. O Crea-RJ fica na Rua Buenos Aires 40, no Centro.

Esgoto polêmico
O projeto complementar do sistema de esgoto sanitário da Barra será o principal tema da segunda reunião anual  do Fundo Estadual de Controle Ambiental (Fecam), que será realizada hoje, às 15h. O projeto tem recebido inúmeras críticas dos moradores. A reunião será na Secretaria estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do Rio, na Rua da Ajuda, 5/8º andar.

Futurologia
O ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega analisa as perspectivas econômicas para 2004 , hoje, no Rio de Janeiro. O evento é promovido pela Microsiga Software, em parceria com a Intel. O ex-ministro já foi a Campinas, Belo Horizonte e São Paulo.

Interesse
O número de consultas de empresas estrangeiras para negócios no Brasil aumentou 40% em 2003 em relação a 2002 e tudo indica que esse percentual irá continuar subindo em 2004, avalia o advogado Ricardo Azevedo Sette. Algumas empresas buscam se instalar pela primeira vez aqui, enquanto outras fazem o movimento de retornar ao mercado brasileiro.

Aparências
Quase no mesmo instante em que o ministro Antônio Palocci ignorava a desautorização do presidente Lula e confirmava o acordo com o FMI, o boletim eletrônico do PT Linha Direta enviado às redações tinha como manchete “Lula: acordo com FMI, se tiver, só em dezembro”. Pelo visto tem gente no governo que é a Rainha da Inglaterra e não sabe.

Artigo anterior“Fernandécada”
Próximo artigoDiscurso fácil
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo, Coca-Cola e Nelson Rodrigues

Atitude do craque português realmente derrubou ações da companhia de bebidas?

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Brasil: 3º maior em descomissionamento offshore em 10 anos

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1584/21 que propõe regras para o desmonte e a reciclagem de embarcações e de instalações...

Eve faz parceria para acelerar soluções de mobilidade aérea urbana

A Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc (Eve), da Embraer, e a Skyports, companhia líder no segmento de vertiportos, anunciaram nesta segunda-feira uma parceria...

UE promete tolerância zero em relação a fraude

A Comissão Europeia vai ter “tolerância zero” em relação à fraude e às “desconformidades” na utilização dos fundos europeus por parte dos 27 Estados-membros...

Primeiros REITs da China começam a ser negociados

O primeiro lote de fundos de investimento imobiliário em infraestrutura (REITs, sigla em inglês) da China começou a ser negociado nesta segunda-feira, com cinco...

Investimento estrangeiro direto recua 20 anos no Brasil

Os fluxos de investimento estrangeiro direto (IED), devido a crise da Covid-19, despencaram globalmente em 35% em 2020, ao passarem de US$ 1,5 trilhão...