31.1 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Concentração

Embora o acesso à Internet tenha crescido substancialmente nos últimos 10 anos, aumentando de apenas 1 milhão de usuários em 1993 para mais de 600 milhões em 2002, somente 10% da população está on line. Quase 90% dos usuários de Internet em todo o mundo vivem em países desenvolvidos, dos quais cerca de um terço nos Estados Unidos. Os dados estão no estudo Charting and Bridging Digital Divides, divulgado pela empresa AMD.

Homens e jovens
Enquanto a exclusão digital – falta de acesso aos modernos sistemas de informática – vem caindo nos Estados Unidos e em outros países, alguns aspectos específicos da exclusão digital estão aumentando ou se estabilizando em muitos lugares. Especificamente, na Alemanha e na Itália o número de mulheres que acessam a rede ainda é significativamente inferior ao de homens; já na Coréia do Sul a exclusão se dá por idade.

Gol
Executivos de grandes empresas nacionais e multinacionais deixam as gravatas de lado para se enfrentar em outro campo: no próximo domingo, a Vila Belmiro será palco do 3° Líderes em Campo, evento que busca fortalecer o relacionamento entre grandes empresários. Não há garantia de que a bola vai ser bem tratada no estádio que consagrou Pelé, mas pelo menos já está garantida a doação de 10 toneladas de alimentos para o Programa Zero. A rodada começa às 10h e entre os craques estarão dirigentes da Motorola, Fator Dória Corretora, SKY, Daslú, Oracle, Visanet e Redecard.

Revelação
Eleitores de Lula irados com o desempenho do governo chegaram a interessante conclusão ao verem PFL e PSDB criticarem duramente o PT por adotar medidas que, quando eram governo, eram dogmas sagrados: pefelistas e tucanos são muitos melhores na oposição do que como situação. Ou seja, daí não devem sair.

Despoluindo
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) realiza, amanhã, às 15h, audiência pública para debater Ingá Mercantil – Rejeito Zero: da bomba-relógio à oportunidade, que vai discutir o destino dos resíduos da Ingá Mercantil, em Sepetiba, considerado um dos maiores problemas ambientais do país. Na pauta, a urgência de uma solução e as possibilidades econômicas sob o ponto de vista de cada órgão e entidade envolvidos. O Crea-RJ fica na Rua Buenos Aires 40, no Centro.

Esgoto polêmico
O projeto complementar do sistema de esgoto sanitário da Barra será o principal tema da segunda reunião anual  do Fundo Estadual de Controle Ambiental (Fecam), que será realizada hoje, às 15h. O projeto tem recebido inúmeras críticas dos moradores. A reunião será na Secretaria estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do Rio, na Rua da Ajuda, 5/8º andar.

Futurologia
O ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega analisa as perspectivas econômicas para 2004 , hoje, no Rio de Janeiro. O evento é promovido pela Microsiga Software, em parceria com a Intel. O ex-ministro já foi a Campinas, Belo Horizonte e São Paulo.

Interesse
O número de consultas de empresas estrangeiras para negócios no Brasil aumentou 40% em 2003 em relação a 2002 e tudo indica que esse percentual irá continuar subindo em 2004, avalia o advogado Ricardo Azevedo Sette. Algumas empresas buscam se instalar pela primeira vez aqui, enquanto outras fazem o movimento de retornar ao mercado brasileiro.

Aparências
Quase no mesmo instante em que o ministro Antônio Palocci ignorava a desautorização do presidente Lula e confirmava o acordo com o FMI, o boletim eletrônico do PT Linha Direta enviado às redações tinha como manchete “Lula: acordo com FMI, se tiver, só em dezembro”. Pelo visto tem gente no governo que é a Rainha da Inglaterra e não sabe.

Artigo anterior“Fernandécada”
Próximo artigoDiscurso fácil
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.

UE planeja iniciar gastos de grande fundo de recuperação em meses

Incerteza econômica na Alemanha continua em 2021; economista mantém previsão de crescimento do PIB do país em +3,5%.

Exterior abre positivo e Copom no radar interno

Na Ásia, Bolsas fecharam sem sinal único; Hong Kong registrou avanço de 1,08%.

Índice Ibovespa futuro opera entre perdas e ganhos

No momento, o futuro do índice Ibovespa está em alta de 0,03% e o futuro do dólar está em queda de -0,34%.

Comportamento indefinido

Ontem, logo cedo, Europa seguia a trilha de alta dos mercados da Ásia, o mesmo acontecendo com o mercado americano.