Concessões de empréstimos seguem em alta

Pela primeira vez na pandemia, concessões para indivíduos cresceram mais rapidamente do que para empresas.

Opinião do Analista / 10:55 - 31 de jul de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Nossa expectativa - As concessões de empréstimos direcionados continuam a aumentar a partir das medidas definidas pelo governo para mitigar os impactos da pandemia. Pela primeira vez na pandemia, as concessões para indivíduos cresceram mais rapidamente do que para empresas porque os bancos federais puderam canalizar linhas com mais eficiência.

Em relação às taxas de inadimplência, junho registrou uma queda positiva, pois o mercado de trabalho indica uma deterioração menos intensa do que o esperado e o governo continua a reabrir a economia. Além disso, a extensão do auxílio mensal fornecida pelo governo alivia um pouco a situação da maioria dos trabalhadores informais. É por isso que as provisões não mudaram significativamente.

As medidas de crédito emergencial podem continuar impulsionando o crescimento do mercado de crédito. No entanto, a reabertura da economia e o controle da pandemia no segundo semestre podem melhorar as condições de fluxo de caixa e reduzir a necessidade de crédito por empresas e indivíduos, então poderemos observar um ritmo mais lento de crescimento da concessão ao longo do segundo semestre.

.

Mitsubishi UFJ Financial Group, Inc. (MUFG)

 

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor