A China declarou que promoverá de forma estável a abertura institucional do setor de serviços financeiros e do mercado financeiro, e expandirá a conectividade entre os mercados financeiros domésticos e internacionais, de acordo com o banco central.
O país disse que continuará a implementar uma política monetária de apoio, melhorará a qualidade e a eficiência dos serviços financeiros e facilitará o comércio, o investimento e o financiamento para promover a recuperação econômica sustentável e o desenvolvimento financeiro de alta qualidade, disse Pan Gongsheng, presidente do Banco Popular da China, em uma reunião com instituições financeiras estrangeiras.
Segundo a agência Xinhua, observando que os fundamentos da economia chinesa e as condições favoráveis, como um vasto mercado, forte resiliência econômica e grande potencial, não mudaram, Pan disse que as recentes políticas incrementais do país no setor financeiro aumentaram muito a confiança do público.
O presidente do BC chinês disse que os investidores estrangeiros aumentaram significativamente suas expectativas e confiança no mercado chinês depois que a China divulgou um pacote de políticas incrementais no setor financeiro, de acordo com instituições financeiras estrangeiras, incluindo o HSBC, o Standard Chartered Bank e o Citibank, presentes na reunião.
Desde o final de setembro, as autoridades chinesas divulgaram um pacote de políticas mais amplo do que o esperado, focando em aperfeiçoar os ajustes anticíclicos, expandir a demanda interna efetiva, apoiar as operações comerciais, promover a recuperação do mercado imobiliário e revigorar os mercados de capitais.
Pan afirmou que além dessas políticas pró-crescimento, os formuladores de políticas chineses continuaram a melhorar a facilitação dos investimentos, criar um ambiente favorável aos investimentos, promover a abertura financeira de alto nível para o mundo exterior e apoiar ativamente a participação de investidores estrangeiros no mercado de capitais chinês.