Confiança dos comerciantes paulistas cresce pelo quinto mês consecutivo

103

Índice medido pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), o Ifecap, de Expectativas nos Negócios, registrou em agosto 84,77 pontos na série com ajuste sazonal, o que representa um aumento de 2,9% quando comparado ao mês anterior.
O Índice-Momento Atual, que capta a situação atual dos negócios, avançou 2,9% na comparação com julho de 2016, influenciado pelo Índice-Momento Atual Vendas (5,5%), que avalia o momento atual de vendas, pelo Índice-Momento Atual Encomendas (1,3%), referente ao momento de encomendas ao comércio, e, pelo Índice-Momento Atual Situação dos Negócios (2,2%), que capta a saúde financeira do negócio. Em relação ao mesmo período do ano passado, o Índice-Momento Atual registrou queda de 19,1%.
– A confiança do comerciante está em nível historicamente baixo, em linha com a grave crise econômica que estamos vivenciando. No entanto, nos últimos meses, a tendência de queda se inverteu e a confiança voltou a subir, indicando o início de um processo de recuperação financeira, o que pode ou não se confirmar nos próximos meses – comenta Eric Brasil, professor de Economia da Fecap e coordenador do indicador.
As expectativas para o próximo trimestre, captadas pelo Índice-Futuro, apresentaram alta de 3%, com 104,86 pontos na série com ajuste sazonal. Houve avanço no Índice-Futuro Vendas (2,5%) e no Índice-Futuro Encomendas (3,5%). Na comparação com o mesmo período do ano passado, o Índice-Futuro subiu 13%.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui